Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e Coates, central dos Leões, após a derrota diante do FC Porto em Alvalade.

Rúben Amorim

Esgaio entrou na 2.ª parte mas só esteve 15 minutos em campo: "Dei-lhe a explicação e disse-lhe antes que ia tirá-lo. Ele e todos os jogadores do Sporting sabem que eu os defendo até à morte, mas depois existem certos momentos em que já fizemos uma alteração e depois queremos ir para a frente e olhamos para todas as peças e temos de ser muito frios na abordagem e temos de ter coragem. É esse o meu papel: o que é melhor para a equipa. O Esgaio sabe, e já o provei, que quando é preciso que eu dou a vida por eles. Quando a equipa precisa de sacrifícios e sei que é um sacrifício muito grande para o Esgaio, mas em primeiro lugar está o clube, a equipa. Portanto, eu pedi-lhe desculpas, aproveito aqui para fazê-lo também publicamente, mas a minha ideia é ganhar os jogos e por vezes não sou justo com toda a gente porque é impossível."

Veja as melhores imagens do jogo

O que tem faltado para derrotar os 'grandes'? "Penso que temos perdido estes jogos nos detalhes, por vezes não fazemos golo quando temos de fazer e falta-nos alguma competitiva em relação com o FC Porto. Voltamos a perder e agora temos de pensar para o próximo jogo."

Chermiti no onze: "Pelo que tem feito até agora merecia continuar a jogar. O Fatawu é muito explosivo no um contra um e queríamos explorar isso. Foi isso que procurámos, é um jogador que é muito veloz e muito forte nos duelos no um contra um. Conseguiu fazê-lo na primeira parte."

Mais coração que razão nos últimos minutos? "Sim, também porque já vínhamos de um jogo difícil onde não conseguimos marcar. Fomos sempre uma equipa que tentou, um FC Porto mais em transição e com o André Franco a tentar mais pela direita."

Estas derrotas afetam a equipa? "Sabemos que tem sido um ano difícil, que não começou bem, mas há muito para fazer. Fazer uma melhor segunda volta. Isto não acaba aqui. Obviamente que todas as equipas passam por maus momentos. Estamos a passar por esse momento, não diria que é mau, vai ser difícil levantarmo-nos, estamos a perder-nos nos detalhes, mas há muita coisa boa e o treinador está cheio de força."

Coates

Análise ao jogo: "Todas as derrotas são pesadas. Seja contra o FC Porto ou outra equipa. Foi um jogo mais equilibrado do que outros jogos anteriores. Na Taça [da Liga] devíamos ter ganhado, mas pronto, os resultados é que mandam e temos de continuar a trabalhar. Vamos lutar até ao fim."

Luta pelos lugares cimeiros: "Sabemos que está difícil, estamos conscientes disso e temos de ser responsáveis por isso. Mas temos de continuar a trabalhar e acreditar sempre até ao fim."

O FC Porto venceu hoje em casa do Sporting, por 2-1, em jogo da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, colocando-se a cinco pontos do líder Benfica. O colombiano Uribe (60 minutos) e o brasileiro Pepê (90+4) marcaram os golos dos Dragões, Chermiti (90+7) reduziu para os Leões.

Os azuis e brancos somaram a nona vitória seguida em todas as competições e ficaram com 48 pontos, a cinco pontos do Benfica. O Sporting, que vinha de três vitórias seguidas, segue no quarto posto, com 38 pontos, a cinco do Sporting de Braga, terceiro classificado, que tem menos um jogo e ocupa a última vaga de acesso à Liga dos Campeões.