Resumo

O Benfica venceu em casa do Vitória de Guimarães por 3-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que garante aos 'encarnados' o terceiro posto no fecho da ronda.

As 'águias' chegaram a uma vantagem de três golos, com tentos de Jonas (22 minutos), que assim continua destacado na frente dos melhores marcadores com 13 golos, Samaris (76) e Salvio (79), tendo Rafael Martins ainda reduzido (86), para Tallo Jr., no último minuto dos descontos, ainda falhar uma grande penalidade para os vitorianos.

Desacatos ao minuto 5

O jogo esteve interrompido pouco mais de quatro minutos, após mais de uma centena de adeptos vitorianos terem entrado no relvado.

Liga vai pedir "processo de averiguações" ao incidente no Guimarães-Benfica
Liga vai pedir "processo de averiguações" ao incidente no Guimarães-Benfica
Ver artigo

Alguns dos adeptos instalados na bancada sul inferior, onde se encontram as claques vitorianas, começaram, ao quarto minuto do jogo entre vimaranenses e encarnados, a correr pelos degraus em direção ao relvado, com parte dessa multidão a alojar-se na bancada Poente, ao lado.

A PSP de Guimarães não esclareceu os motivos da descida dos adeptos em direção ao terreno de jogo, referindo apenas que pouco antes do começo do encontro houve desacatos entre grupos de adeptos das duas equipas.

Nas imagens televisivas não se vislumbrou qualquer tipo de desacato, mas foram muitas as dezenas de adeptos locais a sair das bancadas e a entrar no relvado, levando o árbitro Artur Soares Dias a interromper a partida.

Lances polémicos

Ao minuto 69, Salvio cai na área, após choque com Marcos Valente, na sequência de um cruzamento da esquerda.

Momento-chave

No segundo tempo, apesar de um Vitória mais atrevido e consistente, foi o Benfica que aumentou a vantagem aos 76 minutos por intermédio de Samaris. O grego recebeu de Jonas em posição frontal e arrancou até à entrada da área, onde rematou colocado, de pé direito, fazendo o golo da tranquilidade para o Benfica.

Figura do encontro

Jonas continua a exibir-se a um grande nível e é por isso que sai de Guimarães com o título de melhor jogador em campo. O avançado brasileiro continua com instinto matador para o golo. Foi o 13.º golo do jogador, que marcou pelo nono jogo consecutiva no campeonato, igualando feito de Eusébio.

E agora? como estão as contas do campeonato?

Com esta vitória, o Benfica segura o terceiro posto com 26 pontos. O Sporting fechou a jornada no segundo lugar, agora a quatro pontos do comandante FC Porto e com apenas mais um do que o Benfica.