É caso para dizer 'é para ganhar nem que seja a feijões'. Com o segundo lugar assegurado e com as últimas jornadas a servirem apenas para cumprir calendário, a verdade é que depois de uma temporada atribulada e sem títulos (uma vez que a Supertaça é relativa à época anterior), as águias precisam de todas as vitórias possíveis para defenderem a sua honra e ganhar moral para a próxima época.
Depois do desaire em Famalicão que coroou o Sporting como campeão nacional, as águias precisam de voltar às vitórias para acabar o campeonato em grande (dentro dos possíveis). Em sétimo lugar, o Arouca quer voltar aos triunfos depois de três empates consecutivos.
No sábado, as águias despedem-se dos adeptos na temporada 2023/2024, num jogo que deverá ainda ficar marcado pelo último encontro em casa de jogadores como Rafa Silva, que ao fim de oito anos deverá deixar os encarnados.
Momento de forma:
Numa altura em que os encarnados pareciam estabilizar a equipa depois da pressão dos adeptos por uma temporada que ficou muito aquém das expectativas, o Benfica voltou a escorregar... e desta vez acabou por ser 'fatal': o Sporting tornou-se campeão nacional.
Antes disso, eram seis vitórias nos últimos sete jogos, tendo apenas perdido em Alvalade. Numa altura em que os encarnados têm o segundo lugar da classificação assegurada, ainda há muito a perder... mas para Roger Schmidt. A relação do técnico com os adeptos não é a melhor e em caso de continuação estes dois últimos jogos podem servir de 'reconciliação' com a massa associativa das águias em caso de vitórias e boas exibições.
O Benfica entra em campo, pela última vez esta época no Estádio da Luz, com a ausência de David Neres que acabou por sair lesionado no encontro frente aos famalicenses. Alexader Bah, Tomás Araújo e Juan Bernat continuam lesionados e não entram nas contas de Roger Schmidt.
Por sua vez, o Arouca - uma das equipas revelação do campeonato - vem de seis jogos sem perder, contudo, vem também de três empates consecutivos frente a Rio Ave, Gil Vicente e Estrela da Amadora. A equipa comandada por Daniel Sousa quer assim ir à Luz fazer o que nunca conseguiu e terminar a temporada com 'chave de ouro', uma vez que, ainda disputa o sexto lugar com o Moreirense.
O sexto posto vai garantir a última vaga para a edição 2024/25 da renovada Taça da Liga, apesar do Moreirense levar vantagem de três pontos, os lobos precisam de vencer na Luz e esperar que o Casa Pia vença os cónegos para poderem lutar pela presença na competição na próxima época.
Histórico de Confrontos:
Benfica e Arouca defrontam-se, este sábado, pela 17.ª vez, a 13.ª para o campeonato, com o histórico a sorrir às águias. Nos confrontos frente aos arouquenses, o emblema da Luz conseguiu vencer por 15 vezes, tendo empatado apenas uma vez e perdido também por uma ocasião, na temporada 2015/16.
O resultado mais positivo do Arouca na Luz foi um empate a dois golos na época 2013/2014, com golos de Rodrigo Moreno e Lima para as águias
Também ao nível dos golos nota-se a superioridade encarnada com 46 tentos contra oito dos lobos.
Esta temporada será a terceira vez que as duas equipas encontram-se com os dois jogos a saírem com os encarnados vitoriosos. O primeiro jogo entre as duas equipas realizou-se no final de outubro, a contar para a Taça da Liga e terminou com as águias a vencer com golos de Di María e Arthur Cabral.
Já em janeiro deste ano, os dois emblemas voltaram a encontrar-se em Arouca e o desfecho foi igual, vitória do Benfica, desta vez por 3-0, com golos de Rafa, Kokçu e Petar Musa.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "É o último jogo no nosso estádio, queremos jogar bom futebol e ganhar o jogo. O mesmo no último jogo, com o Rio Ave. Vamos tentar ganhar para terminar a época com uma boa sensação. Acho que devemos isso a nós mesmos, mas também aos nossos adeptos", disse.
Daniel Sousa, treinador do Arouca: "Importa-me que o Arouca apresente a personalidade que tem tido ao longo desta época. Mesmo quando as coisas não nos correram tão bem e os resultados não apareceram da forma como desejávamos, a identidade da equipa esteve sempre presente. O Benfica já não poderá atingir mais nenhum objetivo, mas imagino que exista todo um processo que ainda pode ser feito no sentido da preparação da próxima época."
Equipa de Arbitragem:
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Fábio Melo, para dirigir a partida em atraso da 33.ª jornada da Primeira Liga, contando com André Dias e Sérgio Jesus como árbitros assistentes e Ricardo Moreira como quarto árbitro. Bruno Esteves vai estar no videoárbitro, com assistência de Paulo Brás.
O Benfica recebe o Arouca, no Estádio da Luz, neste domingo, em jogo a contar para a 33.ª e penúltima jornada da Primeira Liga. O início do jogo está marcado para as 18h e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários