O Benfica visita ao final da tarde desta sexta-feira o Tondela, no Estádio João Cardoso, em jogo a contar para a 30.ª jornada, na tentativa de voltar a encurtar distâncias para o segundo lugar.

À entrada para esta jornada, a equipa de Jorge Jesus ocupa o terceiro lugar, com 63 pontos, menos quatro que o segundo classificado FC Porto e menos dez que o líder Sporting.

Os encarnados chegam a este encontro depois de duas vitórias consecutivas: a goleada no reduto do Portimonense, por 5-1, e frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz, por 2-1.

Já o Tondela ocupa atualmente o 9.º lugar com 35 pontos, menos um que Moreirense e Santa Clara e mais um que Belenenses SAD.

Antes desta partida, o Tondela empatou na ronda anterior na visita ao Famalicão, por 1-1. Já na jornada 28 venceu na receção ao Nacional, por 2-1.

Histórico de confrontos

Se tivermos em conta o confronto direto entre as duas formações, o Benfica parte como claro favorito à vitória. Num total de onze embates entre as duas equipas, os 'encarnados' venceram em nove ocasiões (82%), contra apenas um triunfo dos tondelenses (9%), na época 2017/18.

Já o empate entre as duas equipas aconteceu na 25.ª jornada da temporada passada. A deslocação do Tondela à Luz marcou o regresso dos dois emblemas à competição depois da paragem provocada pela pandemia. No entanto, o encontro não passou do nulo no marcador.

Na soma de todos os onze encontros, as 'águias' marcaram 28 golos, enquanto que o Tondela marcou apenas seis.

Se olharmos apenas para as cinco partidas disputadas no Estádio João Cardoso, percebemos que o Benfica venceu todas elas. No reduto do Tondela, a única coisa que os encarnados sabem é vencer.

As equipas

Fora das opções de Jorge Jesus para este encontro continuam André Almeida, a recuperar de uma dupla rotura de ligamentos, Samaris, operado ao tendão de Aquiles, e Nuno Tavares, a recuperar de uma entorse.

Em dúvida está Jardel. O brasileiro sofreu um traumatismo e esteve ausente nos últimos encontros, sendo que, mesmo recuperado, pode não entrar nos escolhidos de Jorge Jesus. Esta temporada, Jardel leva apenas 18 jogos e pode estar perto do adeus à Luz.

Do lado do Tondela, Jhon Murillo é dúvida para Pako Ayestarán. O extremo venezuelano saiu lesionado ao intervalo no jogo com o Famalicão e ainda não é certo que volte aos relvados esta sexta-feira.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus: "O campeonato português está muito equilibrado, e quando uma equipa dita grande joga fora de casa ainda mais difícil fica somar pontos. A nossa missão passa por conseguir os três pontos em Tondela, até porque é uma equipa difícil e está a fazer um campeonato acima do que fez nos últimos anos. Uma equipa com três/quatro jogadores espanhóis que dão uma qualidade muito boa à equipa. Volto a dizer que o campeonato em Portugal está muito competitivo."

Pako Ayestarán: "Pode acontecer qualquer coisa no jogo, podes ganhar, podes perder, podes empatar, porque depende de muitos detalhes, mas o que sei é que vamos competir e isso para mim é o que me dá muita tranquilidade. (...) [O Benfica] é uma equipa difícil de defender, mas em todos os jogos há uma oportunidade e todos os dias trabalhamos para ter uma oportunidade no jogo".

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol revelou esta quarta-feira a listagem das nomeações para os primeiros cinco jogos da 30.ª jornada da Primeira Liga.

Manuel Mota foi o escolhido para a visita do Benfica a Tondela, onde vai ser auxiliado por Jorge Fernandes e Luciano Maia. João Gonçalves será o quarto árbitro.

Já o VAR ficará a cargo de André Narciso e Paulo Brás (AVAR).