Será a partir das 18h00 deste sábado, num Estádio da Luz que se espera a rebentar pelas costuras, que o Benfica vai tentar selar a conquista do 38.º título de campeão nacional da sua história. As águias só dependem de si na receção a um Santa Clara já condenado à descida de escalão e com uma vitória sagram-se campeãs sem dependerem do que se passar no Estádio do Dragão. Mas um ponto pode muito bem chegar para a festa.
No comando da I Liga desde a 1.ª jornada e isolado no topo desde a 4.ª, o Benfica entra para esta derradeira ronda da I Liga 2022/23 com uma vantagem de dois pontos sobre o FC Porto (que à mesma hora vai receber o V.Guimarães) e com um saldo de golos em comparação com os azuis e brancos que lhe dá o conforto de quase garantidamente um empate ser suficiente para garantir o título. Um título que as águias não festejam desde 2019.
Momento de forma: Benfica há muito invicto, Santa Clara com despertar tardio
Desta forma, o Benfica vai começar o jogo com um resultado que lhe serve (a menos que o FC Porto comece a marcar golos atrás de golos no outro jogo e chegue aos 11 de vantagem diante do V.Guimarães), o que certamente ajudará a acalmar um eventual (e talvez inevitável) nervosismo perante a perspetiva da conquista do campeonato.
E o que também poderá conferir tranquilidade às águias é a boa série de resultados que a equipa atravessa, depois de ultrapassado o momento menos bom das duas derrotas seguidas na I Liga, em meados de abril.
Desde então, após a derrota em Chaves à 28.ª jornada, o Benfica somou quatro vitórias consecutivas na I Liga, antes de empatar 2-2 em Alvalade, diante do Sporting, na passada jornada. As águias não perdem há seis jogos no conjunto de todas as competições.
Quanto ao Santa Clara, pouco mais tem em jogo do que o orgulho (e a tentativa de fugir ao último lugar da tabela), depois de ter visto consumada na passada jornada a descida de divisão, de nada lhe valendo o triunfo caseiro sobre o Portimonense (naquela que foi a segunda vitória dos açorianos nas últimas três jornadas). Dois triunfos que chegaram tarde e que surgiram depois de uma série de nada mais, nada menos do que 21 jogos sem ganhar (nos quais somaram 17 derrotas e quatro empates).
Fora de portas, o Santa Clara vem de oito derrotas seguidas e não ganha há 14 jogos, mais precisamente desde outubro de 2022, quando foi vencer por 1-0 ao terreno do Vizela.
Histórico de encontros: Águias tentam evitar repetição de 2020
Ao longo da história, em 16 jogos oficiais entre as duas equipas, apenas por uma vez o Benfica perdeu com o Santa Clara. Só que essa derrota aconteceu em pleno Estádio da Luz e não foi há tanto tempo quanto isso.
Decorria o ano de 2020 (em plena pandemia, com os estádios desertos) e as águias, treinadas por Bruno Lage, acabaram derrotadas por 4-3. Anderson Carvalho marcou em cima do intervalo para os açorianos, Rafa empatou, Zaidu, agora jogador do FC Porto, recolocou o Santa Clara na frente mas dois golos de Carlos Vinícius viraram o resultado a favor do Benfica. Só que, nos dez minutos finais, o Santa Clara marcou por duas vezes (Crysan, de penálti, fez o 3-3 e Zé Manuel garantiu o surpreendente triunfo no quinto minuto do tempo de descontos).
Nos restantes embates entre as duas equipas, registo para 13 vitórias do Benfica e dois empates. Na Luz, o registo é de sete vitórias do Benfica e uma do Santa Clara.
Na temporada passada o Benfica venceu por 2-1 na receção ao Santa Clara, com um bis de Darwin Nuñez a virar o resultado depois de Mohammad Mohebi ter dado vantagem aos açorianos, e já esta época, na partida da primeira volta, nos Açores, o Benfica venceu de forma clara: 3-0, com golos de Fredrik Aursnes, Gonçalo Ramos e Gonçalo Guedes.
Para o jogo desta noite, Roger Schmidt, treinador do Benfica, não vai poder contar com os lesionados Gonçalo Guedes e Julian Draxler, nem com o castigado António Silva. Do lado do Santa Clara, Marco Pereira, Tomás Domingos e Quintillà estão lesionados, enquanto Gabriel Silva está castigado.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Há sempre pressão no futebol e estar nervoso antes destes jogos é bom. Mas já demonstrámos que não importa onde vamos jogar, nos jogos da Liga dos Campeões. Vi muita pressão no início da época e conseguimos sempre mostrar o nosso melhor em campo. Os jogadores mostraram qualidade e resiliência. Esperamos jogar bom futebol amanhã. Eu penso que o Santa Clara não tem nada a perder. Basta ver os últimos jogos. Não jogam como uma equipa que está despromovida. Jogam bom futebol com intensidade, com velocidade... Estou à espera de um adversário a jogar sem pressão perante um estádio cheio."
Danildo Accioly, treinador do Santa Clara: "Os olhos do nosso país estarão sobre este jogo. São oportunidades e momentos destes que podem mudar o destino de alguns dos jogadores. Estamos empenhados e focados em continuar a nossa caminhada de bons jogos e desfrutar do jogo. Os jogadores de futebol estão acostumados a isso [aos grandes ambientes]. Isso não é algo que intimide ou cause qualquer tipo de dano. Cabe aos jogadores aproveitarem a oportunidade e o bom ambiente que vai estar contra esta boa equipa".
O Conselho de Arbitragem de Ferederação Portuguesa de Futebol nomeou Rui Costa, da AF Porto, como árbitro para esta receção do Benfica ao Santa Clara. Será o quinto jogo dirigirá das águias na presente época: esteve nas vitórias encarnadas sobre Estoril, Rio Ave e Arouca e no empate com o Vitória SC. Em 43 jogos dirigidos por Rui Costa no passado, o Benfica só perdeu dois, o último dos quais no já longínquo ano de 2014.
Comentários