A 19.ª jornada da I Liga arranca esta sexta-feira, com a deslocação do Benfica a Arouca, que antecede a participação dos encarnados na 'final-four' da Taça da Liga. O conjunto orientado por Nélson Veríssimo vem de um empate caseiro com o Moreirense (1-1), que o deixou ainda mais longe do título - está a nove pontos do FC Porto (1.º) e a seis do Sporting (2.º) - pelo que só a vitória interessa às 'águias'.
O Benfica, terceiro classificado, atravessa o momento mais conturbado da época, que levou, inclusive, a uma mudança de treinador. Nos últimos cinco jogos disputados, entre todas as competições, o clube da Luz venceu em apenas duas ocasiões (Marítimo e Paços de Ferreira), tendo ainda averbado duas derrotas (ambas diante do FC Porto) e o já referido empate na receção ao Moreirense.
Nos convocados de Nélson Veríssimo, registam-se as saídas de Seferovic e Meité, enquanto Everton (recuperado da COVID-19), Taarabt e Gil Dias estão de regresso às opções. De acordo com a imprensa desportiva portuguesa, o avançado suíço falha o duelo desta sexta-feira devido a uma lesão numa perna.
À entrada para esta ronda, o Arouca posiciona-se no 17.º e penúltimo lugar da tabela, com 14 pontos, fruto de três vitórias, cinco empates e nove derrotas. Na última jornada, a equipa de Armando Evangelista viu o jogo com o Estoril adiado para o próximo dia 27, por força de um surto de COVID-19 nos arouquenses - tinham apenas 11 jogadores disponíveis.
Mesmo com um jogo a menos, o Arouca precisa urgentemente de pontos para deixar a zona de descida, com a agravante de não ter somado qualquer triunfo nas últimas cinco jornadas - o último aconteceu na receção ao Boavista, a 27 de novembro. Seguiram-se um empate e quatro derrotas, a mais recente em casa do último classificado, o Belenenses SAD (2-1).
Além dos casos de COVID-19, não identificados, Armando Evangelista não poderá contar com os lesionados Fernando Castro, Sema Velázquez e Gáston Campi, os castigados André Silva e Oday, além de Marcos Soares, que está ao serviço da seleção de Cabo Verde na CAN.
Confronto direto
Se tivermos em conta todas as competições, este será o 13.º jogo oficial entre Arouca e Benfica. A vantagem é claramente encarnada: dez vitórias, um empate e uma derrota.
Na primeira volta, com Jorge Jesus no comando, as 'águias' venceram na Luz por 2-0, num jogo marcado pelo primeiro golo de Yaremchuk no Benfica (Waldschmidt abriu o ativo) e pelo regresso de André Almeida aos jogos, 300 dias depois de sofrer uma lesão grave.
Dos anteriores 12 jogos, 10 foram para o campeonato. E logo no primeiro embate, o Benfica sentiu dificuldades ao empatar 2-2 com o Arouca na Luz, na 12.ª ronda da Liga 2013/14.
Nos outros encontros, destaque para o único triunfo do Arouca, conseguido a 23 de agosto de 2015, na 2.ª jornada da I Liga 2015/16. Um golo de Roberto, logo aos três minutos, garantiu o triunfo à equipa então orientada por Lito Vidigal.
O que dizem os treinadores
Armando Evangelista: "Temos as nossas dificuldades e o Benfica tem também, mas colocando tudo no prato da balança, acho que [o favoritismo] tende sempre para o Benfica. Temos de nos focar dentro do nosso grupo e não no que, hipoteticamente, o Benfica poderá estar a passar. Queremos fazer um jogo positivo e competitivo do qual nos possamos orgulhar."
Nélson Veríssimo: "Sabemos que, independentemente da classificação, o Arouca tem qualidade coletiva. Acima de tudo, e tendo em conta o potencial e as fragilidades do adversário, temos que nos focar na nossa forma de jogar. Estamos preparados para defrontar um Arouca em bloco médio-baixo. O único objetivo é a vitória."
O árbitro
Nuno Almeida foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro em Arouca. O juiz da AF Algarve vai ter André Campos e Pedro Felisberto como assistentes e Miguel Nogueira no papel de quarto árbitro. André Narciso estará no VAR, assistido por Paulo Brás.
O Arouca-Benfica, da 19.ª jornada da I Liga, está marcado para as 19h00 desta sexta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários