Num momento particularmente sensível para o universo portista, a visita deste sábado ao Estoril ganha especial importância para o campeão nacional, que procura afastar o fantasma de uma das piores noites europeias da sua história, mas também manter-se o mais próximo possível da liderança da I Liga.
Passaram apenas quatro dias da surpreendente derrota em casa (0-4) frente ao Club Brugge, a segunda em dois jogos da Champions. Surpreendente, também, pela desinspiração que norteou os jogadores azuis brancos durante praticamente todo o encontro.
E se a noite já tinha sido de terror dentro das quatro linhas, tudo piorou quando o carro em que seguiam a mulher e dois dos filhos de Sérgio Conceição foi apedrejado à saída do Estádio do Dragão. No seguimento do lamentável episódio, o FC Porto optou mesmo por não promover a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida na Amoreira.
Perante o silêncio do técnico portista, resta esperar pela reação da equipa em campo, sabendo que um novo deslize (não esquecer a derrota por 3-1 em Vila do Conde) poderá deixar os dragões ainda mais longe dos dois primeiros classificados – Benfica, com mais três pontos, e SC Braga, com mais dois, só jogam no domingo. Uma vitória, porém, permite-lhes igualar provisoriamente os encarnados no topo.
Para a visita ao Estoril, Sérgio Conceição conta com um importante trunfo como é o caso de Mehdi Taremi, que falhou o encontro com o Club Brugge devido a castigo. O avançado iraniano tem sido uma peça preponderante no ataque do FC Porto, contribuindo para as vitórias nas duas últimas jornadas da I Liga, sobre o Gil Vicente, em Barcelos, e também frente ao Chaves, no Dragão.
Em sentido inverso, Otávio não deverá jogar este sábado. Lançado como titular de forma surpreendente frente aos belgas, o internacional português regressou ao boletim clínico do FC Porto no dia seguinte, reatando o regime de tratamento ao traumatismo na grade costal que sofreu em Madrid.
Liderado por Nélson Veríssimo, antecessor de Roger Schmidt na Luz, o Estoril conseguiu subir ao oitavo posto na última ronda, na sequência do triunfo por 1-0 em Vizela, graças a um golo do reforço Erison. Os ‘canarinhos’ somam 10 pontos em seis jornadas, os mesmos que o Sporting, equipa que, de resto, já venceu na Amoreira esta temporada (2-0).
A equipa da Linha somou os três resultados possíveis nos jogos em casa, com quatro golos marcados e outros tantos sofridos, tendo conseguido, até ao momento, um registo superior fora de portas (duas vitórias e uma derrota em Guimarães). Frente ao FC Porto, os estorilistas voltam a não poder contar com os lesionados João Carlos e Lucas Áfrico.
Confronto direto
O Estoril tem sido um adversário mais doce para os portistas do que propriamente uma pedra no sapato. Em 65 jogos, no somatório de todas as competições, a equipa portista soma 39 vitórias, contra 12 triunfos dos estorilistas.
No entanto, o domínio dos azuis e brancos tem-se acentuado nos últimos anos. Nos últimos 38 jogos entre as duas equipas, o Estoril apenas venceu um, em dezembro de 2014, no Estádio do Dragão, graças a um golo de Evandro aos 78 minutos. Em casa, a última vez que os 'canarinhos' festejaram foi na longínqua temporada 1978/1979, quando venceram por 3-0, num jogo da Taça de Portugal. Já no campeonato nacional, a última derrota do FC Porto em casa do Estoril foi em 1977/1978, por 2-0.
Desde então têm-se verificado bastantes empates, mas nas últimas quatro temporadas o FC Porto ganhou sempre, embora sofrendo golos em todas as ocasiões. No ano passado, a equipa de Sérgio Conceição teve de suar para bater o Estoril na Amoreira (3-2), depois de ter estado a perder por 2-0. O golo da vitória portista surgiu apenas aos 89 minutos, assinado por Francisco Conceição.
O que dizem os treinadores
Nélson Veríssimo: "Temos de estar muito concentrados e intensos e, acima de tudo, desfrutar do jogo. Encaramos o jogo com o FC Porto como se eles tivessem ganho os últimos jogos. Difícil, se calhar com dificuldade acrescida por virem de um resultado negativo. Não esperamos qualquer tipo de fragilidade. Temos de ter um jogo muito positivo para levar de vencida o FC Porto. Sabemos que vai ser difícil, mas acreditamos que podemos obter um bom resultado."
*Sérgio Conceição não fez a antevisão ao jogo com o Estoril
O árbitro
Luís Godinho foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no António Coimbra da Mota. O juiz de Évora vai ter Rui Teixeira e Pedro Mota como assistentes e João Pinto no papel de quarto árbitro. Artur Soares Dias estará no VAR, assistido por Rui Licínio.
O Estoril-FC Porto, da 7.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários