O Farense recebe esta sexta-feira o Sporting no Estádio do Algarve, em jogo que abre a terceira jornada da Primeira Liga. Os algarvios ainda não conseguiram somar qualquer ponto e defrontam nesta ronda um Sporting que soma por vitórias os jogos realizados para o campeonato, e que chega de uma goleada diante do Nacional da Madeira.
Momento de forma
O Farense é uma das quatro equipas na Primeira Liga que ainda não pontuaram até ao momento, situação em tudo semelhante com a vivida na época passada, onde os algarvios também arrancaram o campeonato com duas derrotas.
E já que a história se está a repetir, certamente que a equipa comandada por José Mota não se importaria que assim continuasse, já que tal seria sinónimo de vitória diante do Sporting.
A partida diante dos lisboetas antecede dois jogos fora de casa, um dos quais no Estádio do Dragão, pelo que pontuar diante do campeão nacional poderá dar aos algarvios uma dose de motivação adicional para os desafios que se seguem, permitindo à equipa respirar um pouco melhor.
Mas tal tarefa adivinha-se mais fácil dita que feita. O Farense recebe um Sporting cada vez mais confiante e aparentemente recuperado do trauma vivido no jogo da Supertaça. Nove golos em dois jogos mostram um leão gradualmente a voltar à forma da última temporada, isto apesar de ainda procurar restabelecer alguma da estabilidade defensiva perdida com a saída de Coates.
Histórico de confrontos
Este será o 64º duelo entre Farense e Sporting. Nos outros 63, os leões de Lisboa levam clara vantagem, com 50 vitórias, contra apenas seis dos algarvios. Se olharmos apenas para os jogos relativos ao campeonato, o domínio continua a ser verde e branco, com 39 vitórias, contra apenas 4 do Farense em 50 partidas.
A supremacia do Sporting é ligeiramente inferior se atentarmos aos desafios realizados no Algarve. Todavia, os atuais campeões nacionais somam 17 triunfos contra 3 dos leões de Faro.
Para encontrarmos uma vitória do Farense diante do Sporting temos de recuar até à temporada 2000/01. À 18ª jornada, os farenses, liderados por Manuel Balela, venceram o Sporting de Fernando Mendes por 2-1. Marco Nuno e auto-golo de Rui Jorge deram a vitória à equipa da casa.
Na última vez que os verdes e brancos vieram a Faro, tiveram de suar para levar de vencida o Farense. O Sporting venceu por 2-3, com o golo da vitória a chegar nos minutos finais pelo inevitável Viktor Gyokeres.
O que dizem os treinadores
José Mota, treinador do Farense: "Embora não tivesse começado bem o seu ‘campeonato’, porque no jogo da Supertaça [derrota com o FC Porto por 4-3, após prolongamento] também teve alguns dissabores. Isto também serve de atenção para nós percebermos que, independentemente de ser uma equipa muito, muito forte, também tem os seus pontos fracos, que nós teremos de saber explorar"
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Conhecemos o treinador e o espírito que dá à equipa. Acho que o Farense melhorou. O Filipe Soares é diferente do Mateus. Têm centrais que constroem melhores. Tudo leva o seu tempo. Prevejo um jogo difícil. Já jogámos contra eles na pré-época e, sabendo do espírito, isso é importante. Há coisas que temos de melhorar, contra um adversário difícil que tem um treinador com mais anos do que nós no futebol português"
O árbitro
Tiago Martins foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por José Mira, Francisco Pereira. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Fábio Veríssimo e Gonçalo Vaz Freire.
É a quarta vez que o juiz de Oeiras dirige um jogo do Farense na Primeira Liga. Nas outras três ocasiões, os algarvios registaram uma vitória e duas derrotas.
Quanto ao Sporting, os leões encontram Tiago Martins pela sétima vez no primeiro escalão. Das outras seis partidas, a equipa de Alvalade soma cinco triunfos e uma derrota.
Comentários