Será o Leão de Faro o primeiro a testar os novos reforços do FC Porto, uma semana após o fecho do mercado e depois dos compromissos das seleções. A equipa de Vítor Bruno entra em campo este domingo às 15h30 pela 5.ª jornada da I Liga, no regresso das tardes de futebol ao universo portista.
Depois da derrota em casa do Sporting na ronda anterior em que sofreu os primeiros golos na prova, a equipa azul e branca quererá dar uma resposta à altura, já com alguns reforços na equipa. Alguns trabalharam durante vários dias com a equipa técnica, outros estiveram ao serviço das respetivas seleções.
Para o encontro com o Farense, é provável que Vítor Bruno mexa na equipa, a começar na defesa. Os centrais Nehuén Pérez e Tiago Djaló chegaram no último dia do mercado, mas estiveram a trabalhar com o grupo no Olival, pelo que um deles deverá ser titular diante do Farense. Francisco Moura, outro dos reforços de verão, é uma possibilidade na lateral esquerda.
Na zona intermédia, Alan Varela, Vasco Sousa e Nico González deverão manter os seus lugares, mas na frente, é de esperar mudanças. Samu Omorodion espreita a titularidade, após estreia em Alvalade.
A lesão de Fábio Vieira deixa-o fora do jogo, Galeno deverá ocupar o seu lugar como extremo, mas não é de descartar a sua presença como ala esquerdo, como tem sido utilizado até agora.
No lado dos leões de Faro, José Mota poderá lançar os reforços Mehdi Merghem, Paulo Victor ou Derick Poloni.
Momento de forma: duas equipas à procura de vitórias
Depois de três vitórias em outros tantos jogos e sem qualquer golo sofrido, o FC Porto levou um banho de realidade em Alvalade, onde não mostrou argumentos para bater o Sporting. Os dragões perderam por 2-0, depois de já terem ganho a Supertaça aos leões, num jogo onde estiveram a perder por 3-0 e foram ganhar 4-3, já no prolongamento.
Vítor Bruno ainda está a montar a equipa ideal, a tentar integrar os reforços nas suas ideias. Na Liga, venceu Santa Clara, Gil Vicente e Rio Ave.
O Farense precisa desesperadamente de dar uma resposta, após quatro derrotas seguidas. A equipa de José Mota perdeu com Moreirense, Rio Ave, Sporting e Nacional e apenas marcou um golo em quatro partidas. Encaixou 10, cinco deles diante do Sporting.
Histórico: Farense perdeu sempre em casa do FC Porto
Espera-se casa cheia no Dragão e uma tarde solarenga para o episódio 55 do histórico de jogos entre os dragões e os leões de Faro. Perante um dos históricos do nosso futebol, a vantagem portista está expressa em 42 triunfos, contra seis vitórias do Farense, num duelo que terminou empatado em seis ocasiões.
O Farense não ganha o FC Porto há 21 jogos e, neste intervalo de tempo, o máximo que conseguiu foi um empate, em 1999/2000. Para encontrarmos uma vitória dos algarvios temos de recuar até à temporada 1993/94; no São Luiz, o Farense de Paco Fortes bateu o FC Porto de Tomislav Ivic por 1-0.
Se nos centrarmos apenas no Campeonato, o domínio azul e branco mantém-se, com 38 vitórias em 49 jogos, contra cinco triunfos da equipa algarvia. A equipa azul e branca está numa sequência de oito vitórias seguidas diante do Farense.
O domínio é ainda mais avassalador se olharmos apenas para os jogos caseiros do FC Porto. O Farense perdeu os 25 jogos que disputou no terreno do FC Porto para a Primeira Liga, num duelo desequilibrado, onde marcou 10 golos e sofreu 83.
Na época passada o FC Porto soou e muito para vencer por 2-1, com o golo da vitória a chegar nos descontos, por Marcano. Na segunda volta os dragões venceram em Faro por 3-1.
Nos duelos entre ambos em casa do FC Porto, há algumas goleadas, como os 5-1 de 2020/21, os 5-0 de 1999-2000, os 8-3 de 1987/88, os 7-1 de 1983/84 e os 6-1 de 1975-76.
O que dizem os treinadores:
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Equipas com poucos pontos são imprevisíveis. Já tive desse lado com equipas desse tipo de contexto. Vão buscar a crença e é preciso estarmos alerta. Temos de identificar a melhor forma de atacar porque pode oferecer algumas dúvidas. Temos de estar ligados ao que somos e altamente vinculados com o desejo de vencer. Vai ter de ser o mote para amanhã. Teremos de ser nós a dar passos em frente."
José Mota, treinador do Farense: "Teremos as nossas fases de jogo, que queremos que sejam positivas. Também tem de ser um jogo de grande concentração em todos os aspetos, ao nível das bolas paradas, e se fizermos tudo isso, com certeza que enervamos o adversário, que também pela sua juventude com certeza vai ter alguns problemas. Se não conseguirmos retirar a bola de zonas de grande pressão do FC Porto, se jogarmos demasiado de pé para pé, vamos ter muitas dificuldades."
O jogo será dirigido por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve. Hugo Ribeiro e Luís Viegas serão os assistentes, Fá Sanhá será o quarto árbitro. No VAR estará Bruno Costa, auxiliado por Jorge Fernandes, o AVAR do jogo.
O FC Porto-Farense está agendado para às 15h30 deste domingo, no Estádio do Dragão e poderá ser acompanhado, AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários