O FC Porto visita na noite desta sexta-feira o Portimonense, no Algarve, em jogo a contar para a 13ª jornada da I Liga.
Os dragões entram em campo na liderança da competição, com 32 pontos, os mesmos que o Sporting e mais um que o Benfica - sendo que os clubes da Segunda Circular se enfrentam já depois do apito final do Portimonense-FC Porto.
Já o Portimonense ocupa o 6º lugar da tabela, com 20 pontos.
Guia de forma
O FC Porto chega ao Algarve com 20 jogos disputados na temporada 2021/2022: 12 no campeonato, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e cinco na Liga dos Campeões.
Os dragões levam 13 vitórias, quatro empates e três derrotas. Se olharmos apenas para a I Liga, em doze jornadas, a equipa de Sérgio Conceição tem 10 vitórias e dois empates (Marítimo na 3ª jornada e Sporting na 5ª), sendo que ainda não soma qualquer derrota.
Na jornada anterior, o FC Porto venceu em casa o Vitória de Guimarães, por 2-1. Marcus Edwards ainda colocou os vimaranenses em vantagem, de penálti, mas Luis Díaz e Evanilson marcaram os golos da reviravolta dos dragões.
Já o Portimonense chega a este encontro com 16 partidas já realizadas: 12 no campeonato, duas na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga.
Os algarvios somam oito vitórias, três empates e cinco derrotas. Olhando apenas para a I Liga, a equipa de Paulo Sérgio tem seis vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Na jornada 12, o Portimonense venceu em casa do Famalicão, por 3-0. Alexadre Penetra (23 minutos), na própria baliza, Carlinhos (39) e Aylton Boa Morte (70) marcaram os golos dos algarvios.
Histórico de confrontos
Este será o jogo 40 entre FC Porto e Portimonense a nível oficial. Nos anteriores 39, os dragões venceram 31 (79%), o Portimonense quatro (10%), num duelo que acabou empatado em quatro ocasiões (10%). A nível de golos, são 102 para os azuis e brancos e 24 para os algarvios. Desses 39 jogos, 36 foram para o campeonato: 28 triunfos azuis e brancos contra quatro dos algarvios e quatro empates.
Se olharmos apenas para os jogos disputados no terreno do Portimonense, o FC Porto leva 10 vitórias (56%), quatro empates (22%) e quatro derrotas (22%).
O último encontro entre os dois emblemas aconteceu na 24ª jornada da I Liga 2020/2021. No Algarve, o FC Porto saiu vitorioso, por 2-1, num jogo em que Possignolo e Samuel Portugal apontaram autogolos, enquanto Fali Candé marcou o golo do Portimonense.
Antes disso, na primeira volta da temporada passada, o encontro entre FC Porto e Portimonense acabou com um triunfo azul e branco por 3-1, na 7.ª jornada da I Liga 2020/21, num jogo onde brilhou Sérgio Oliveira, com um golo e duas assistências.
O que dizem os treinadores
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: “Vai ser um jogo dificílimo, contra uma equipa fortíssima. Sabemos que, em matéria de probabilidades, elas não caem para o nosso lado, mas isso não nos faz ser negativos ou deixar de acreditar que amanhã [sexta-feira] poderá ser o nosso dia. A equipa está mentalizada e trabalhou a pensar que é possível. Vamos procurar – é a nossa obrigação – ser competitivos e dignificar o emblema”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É difícil jogar em Portimão e vimos isso nos últimos jogos, quando ganhámos sempre para lá dos 90 minutos. O Portimonense tem-nos habituado a ter jogadores de qualidade e este ano também os tem. É uma equipa que se organiza bem, é uma equipa muito vertical, é uma das que cria menos mas que é mais perigosa. Vamos para um jogo difícil, contra uma equipa com um coletivo forte e os dados demonstram isso. Cabe-nos continuar a criar muitos situações, sermos mais eficazes na finalização e continuar a ser fortes a nível defensivo. Se estivermos atentos àquilo que somos nós como equipa, o jogo fica mais perto daquilo que queremos dele".
Arbitragem
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou o árbitro Manuel Oliveira para a visita do FC Porto ao Portimonense.
O árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ser assistido por Tiago Leandro e Carlos Campos, além do quarto árbitro Marcos Brazão.
Vítor Ferreira fica a cargo do VAR, auxiliado por Nuno Manso (AVAR).
Comentários