É um FC Porto em franca recuperação aquele que vai defrontar o Portimonense, na 9.ª jornada da I Liga de futebol. Os Dragões vêm de duas vitórias moralizadoras frente a adversários de alto calibre, depois de golear o SC Braga por 4-1 para a I Liga e bater o Bayer Leverkusen por 2-0 para a Champions, ambos no Dragão.

Para a receção aos campeões nacionais, o técnico Paulo Sérgio não poderá contar com os lesionados Carlinhos e Anderson Oliveira.

Já Sérgio Conceição apenas não poderá contar com Pepe. O central sofreu uma entorse no joelho "com alguma gravidade" e falhará os próximos jogos, revelou o técnico dos campeões nacionais, na conferência de antevisão do jogo.

Momento de forma: FC Porto em recuperação, Portimonense em alta

Os campeões nacionais não querem perder de vista o Benfica, líder que na ronda anterior cedeu os primeiros pontos e está agora apenas com três de vantagem sobre o FC Porto.

A equipa azul e branca chega a este encontro em franca recuperação, após a goleada ao SC Braga por 4-1 e ao primeiro triunfo na Champions diante do Bayer Leverkusen (2-0). Na I Liga o FC Porto perdeu pontos diante do Rio Ave (derrota 1-3) e Estoril (1-1) e está a três do líder Benfica.

O FC Porto tentará a sua terceira vitória fora de casa na I Liga, depois de ter perdido com o Rio Ave (1-3) e empatado com o Estoril. Os Dragões não se têm dado bem com as deslocações esta época, apesar dos triunfos sofridos em casa do Vizela (1-0) e Gil Vicente (0-2).

O campeão nacional, que venceu apenas metade dos jogos como visitante (dois), enfrenta um adversário que está a fazer do desempenho no seu reduto a chave de um arranque de temporada tranquilo, com três triunfos seguidos, depois de ter perdido na estreia ante o Boavista.

Nos oito jogos já disputados esta época na I Liga, o Portimonense só perdeu para o Sporting (4-0) e Vizela (1-0), além do desaire ante o Boavista em casa. A equipa de Paulo Sérgio é o atual 5.º colocado com 15 pontos e, se vencer, ficará a um dos Dragões.

Tal como na época passada, a equipa de Paulo Sérgio volta a ter um grande arranque de época, estando no 5.º lugar, a lutar por lugares europeus. Os algarvios vêm de uma derrota mas vão querer voltar aos triunfos diante de um adversário de alto nível.

Histórico: domínio avassalador do FC Porto

No Municipal de Portimão Portimonense e FC Porto irão encontrar-se pela 42.ª vez em jogos oficiais, num histórico pintado de azul e branco: nos anteriores 41 encontros, os Dragões venceram 33, contra apenas quatro dos algarvios, num desafio que terminou empatado em quatro ocasiões. A nível de golos, são 112 para os azuis e brancos e 24 para os algarvios. Desses 41 jogos, 38 foram para o campeonato: 30 triunfos azuis e brancos contra quatro dos algarvios e quatro empates.

Se o histórico é desfavorável ao Portimonense, pior fica quando analisamos os encontros em casa do FC Porto, para a I Liga: 22 derrotas em outros tantos encontros, 10 golos marcados pelos do Algarve e 79 encaixados.

As quatro vitórias dos algarvios assim como os quatro empates diante do FC Porto foram todos em casa e todos para I Liga. Onze dos 19 encontros anteriores terminaram com vitória azul e branca no terreno do Portimonense. Como curiosidade, as quatro vitórias foram todas pelo mesmo resultado e todos na década de 80: 1-0 em, 1986/87, 1985/86, 1983/84 e 1980/81.

O Portimonense perdeu os últimos sete jogos caseiros com o FC Porto para a I Liga, sendo que apenas venceu um dos últimos 10 jogos (dois empates pelo meio).

Na época passada, os Dragões venceram por 3-0, com golos de Vitinha, Otávio e Pedro Sá (autogolo). Na altura a baliza dos de Portimão era defendido por Samuel Portugal, guarda-redes que se mudou para o Dragão no último verão.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Vamos jogar com um Portimonense que está a fazer o melhor arranque de sempre na Liga e é sempre um campo difícil. Temos de olhar para o coletivo, e dentro do coletivo para os jogadores que têm qualidade individual que fazem do Portimonense uma equipa difícil. Cabe-nos a nós ir à procura da fórmula para conseguir os três pontos importantes na nossa caminhada."

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: "Queremos estar no jogo, queremos competir, queremos pôr o FC Porto em sentido. Obviamente, só há uma bola e vamos ter de trabalhar muito, estar muito concentrados, ter um fim de tarde muito inspirado, porque o valor do adversário é de topo mundial."

O Portimonense-FC Porto, da 9.ª jornada da I Liga, está marcado para às 18h00 deste sábado no Algarve. O encontro terá arbitragem de Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga. Jorge Fernandes e Nuno Eiras serão os árbitros auxiliares, Gonçalo Neves o 4.º árbitro. No vídeo-árbitro estará Tiago Martins, que terá como assistente André Campos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.