O Sporting recebe este sábado o Portimonense, em jogo da 32ª jornada da Primeira Liga. Depois do dramático empate diante do FC Porto, os leões podem sagrar-se campeões nacionais nesta ronda, algo que só acontecerá caso os verdes e brancos vençam e o Benfica escorregue em Famalicão no domingo.
Mas antes de pensar no jogo do rival no Minho, os comandados de Rúben Amorim, que somam por vitórias todos os jogos feitos em casa para o campeonato, terão de bater um Portimonense aflito na tabela e desesperadamente à procura de pontos para conseguir garantir a manutenção no escalão maior do nosso futebol.
Momento de forma
O Sporting chega a esta partida embalada, não só pelo bom momento desportivo, como também em crescendo anímico. Nas últimas dez partidas, os leões somam sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota (Atalanta para a Liga Europa).
Neste ciclo, os comandados de Rúben Amorim defrontaram o Benfica por duas vezes, vencendo para o campeonato em casa e eliminando os encarnados da Taça de Portugal, conseguindo também um empate diante do FC Porto na última jornada, recuperando de dois golos de desvantagem já nos minutos finais
Do lado do Portimonense, não se pode dizer que o momento seja o mais positivo da época. A formação algarvia encontra-se nesta altura no 16º e antepenúltimo lugar do campeonato, posição que poderá obrigar a equipa de Paulo Sérgio a disputar um 'playoff' de manutenção com o terceiro classificado da Segunda Liga.
Os alvinegros registam uma vitória, quatro empates e cinco derrotas nas últimas dez partidas, podendo, em caso de vitória, abandonar os últimos lugares da classificação. Contudo a tarefa não se avizinha nada fácil para os homens de Paulo Sérgio que, para além de enfrentarem um Sporting 100% vitorioso em casa esta época, ainda só somaram quatro vitórias no presente campeonato enquanto visitante.
Histórico de confrontos
O jogo deste sábado constitui o 45º embate entre Sporting e Portimonense. Na soma de todos os jogos, os leões levam vantagem com 31 vitórias em 44 partidas, contra apenas 5 dos algarvios. Se atentarmos apenas a encontros relativos ao campeonato, a supremacia leonina aumenta ligeiramente, com 31 triunfos em 41 jogos.
Olhando apenas para os embates realizados no Estádio de Alvalade, aí a hegemonia verde e branca é total. Com efeito, nas vinte vezes que recebeu o Portimonense em sua casa, o Sporting venceu sempre, contabilizando 43 golos marcados e apenas 9 sofridos. O triunfo mais expressivo dos leões aconteceu precisamente na época passada, com uma goleada por 4-0, graças aos golos de Pedro Gonçalves, Nuno Santos e ao 'bis' de Trincão.
Para encontrarmos uma vitória dos alvinegros temos de recuar à temporada 2018/19. Na sétima jornada do campeonato, o Portimonense de António Folha recebeu e venceu o Sporting de José Peseiro por 4-2, com golos de Manafá, João Carlos e Nakajima por duas vezes.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "A qualidade das equipas é diferente, a abordagem do jogo tem que ser diferente, mas toda a gente está a lutar pelos seus objetivos e nós temos um muito grande que é vencer o encontro e ficar mais perto do título. Sofremos muito para vencer o Portimonense fora e temos que ser inteligentes na forma como vamos jogar, embora tenhamos tudo pensado. Não vai haver gestão porque este é o jogo mais importante"
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: "Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma. É tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, reconhecemos obviamente, é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir que permita disputar o jogo com um adversário desta valia"
O árbitro
Iancu Vasilica foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Vila Real será auxiliado por Álvaro Mesquita e Carlos Martins. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Gustavo Correia e Luís Costa.
É a primeira vez que o luso-romeno dirige um jogo do Sporting na carreira. Já quanto ao Portimonense, Iancu Vasilica realiza o seu segundo encontro esta temporada, isto depois de ter estado presente na vitória dos algarvios por 2-3 no terreno do Vizela.
Comentários