
O Estádio D. Afonso Henriques recebe este sábado um dos encontros mais aguardados da 30.ª jornada da I Liga. De um lado, o Vitória SC, que continua a sonhar com a qualificação europeia; do outro, um Benfica pressionado a somar três pontos para manter acesa a luta pelo título.
Momento das duas equipas
A formação orientada por Luís Freire chega embalada por uma vitória por 1-0 frente ao Gil Vicente e atravessa um momento ofensivo consistente, tendo marcado em todos os últimos sete jogos do campeonato. Com 48 pontos e o 5.º lugar da tabela firmemente agarrado, os vimaranenses querem testar os limites de um candidato ao título e cimentar o estatuto de equipa-sensação da temporada.
Já o Benfica vem de um empate frente ao Arouca (2-2), resultado que complicou as contas encarnadas na perseguição ao Sporting.
A formação de Bruno Lage sabe que não há margem para deslizes e parte para Guimarães com a obrigação de vencer, mantendo assim viva a esperança de recuperar terreno na liderança. O registo recente na I Liga é animador: são já dez jornadas sem conhecer o sabor da derrota.
Histórico de confrontos
Historicamente, o domínio tem sido encarnado. Nos 159 confrontos para o campeonato, o Benfica venceu em 112 ocasiões, contra 21 triunfos dos minhotos. Ainda assim, jogar em Guimarães nunca é tarefa fácil — basta lembrar que o Vitória SC soma 19 vitórias caseiras frente às águias em 89 encontros no D. Afonso Henriques.
No duelo mais recente, disputado na Luz, o Benfica venceu por 1-0. No entanto, com o apoio do seu público e um coletivo confiante, o Vitória promete vender cara a derrota.
Resta saber se a consistência dos encarnados falará mais alto ou se os vimaranenses conseguirão surpreender e abalar ainda mais as contas do topo da tabela.
O que dizem os treinadores
Luís Freire, treinador do Vitória SC: "As equipas têm uma identidade forte e gostam de jogar. Temos de ser muito competentes e muito comprometidos. Temos de ter a sensação de que podemos ganhar o jogo. Quero os meus jogadores a imaginar o ‘sabor’ da vitória e a procurá -la. Vamos ter de ser solidários e comprometidos. Vamos poder fazer os nossos golos."
Bruno Lage, treinador do Benfica: "O Vitória [de Guimarães] é uma excelente equipa, está a fazer uma grande campanha quer em termos nacionais, quer internacionais. Vamos jogar num estádio magnífico, com o apoio que eles têm dos adeptos, e nós, a um mês de terminar o campeonato, queremos fazer o nosso jogo e vencer."
Árbitro
Gustavo Correia, árbitro da AF Porto, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Vitória SC-Benfica, da 30.ª jornada.
O juiz do encontro vai ter Inácio Pereira e Fábio Diogo Silva como assistentes e Vítor Ferreira no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Manuel Oliveira, e o assistente (AVAR) João Bessa Silva.
Comentários