Em mais de 70 anos de confrontos entre Benfica e FC Porto, apenas numa ocasião os "dragões" venceram o jogo da segunda volta da Liga de futebol, em Lisboa, depois de se ter registado uma igualdade no Porto.
O encontro de sexta-feira, no Estádio da Luz, a contar para a 21.ª jornada, será o 78.º encontro disputado na casa do Benfica, desde o "nascimento" da Liga portuguesa, em 1934/35.
Em 42 das 77 épocas já realizadas, o calendário ditou que o primeiro clássico se realizasse na casa portista e que o da segunda volta acontecesse no reduto benfiquista, à semelhança do que sucede esta época.
Ainda assim, apenas em seis ocasiões Benfica e FC Porto disputaram o clássico em Lisboa, depois de terem empatado no Porto, e o registo é claramente favorável às "águias", que venceram quatro desses confrontos e perderam apenas um.
A época 1935/36 foi a primeira em que tal sucedeu e, depois do empate 2-2 registado no Porto - precisamente o que sucedeu no encontro desta época -, os "encarnados" golearam no seu reduto por 5-1, acabando por se sagrarem campeões.
Em 1943/44, a partida da quinta jornada, na cidade nortenha, originou nova igualdade a duas bolas, registando-se, igualmente, novo triunfo benfiquista na capital portuguesa, no encontro da segunda volta, desta vez por 6-3, numa época em que o título sorriria ao Sporting.
Quinze anos depois (1958/59), "azuis e brancos" e "encarnados" somavam o primeiro empate no encontro de Lisboa (1-1), depois de não terem saído do “nulo”, no jogo da nona jornada, no Porto, e seriam os "dragões" a conquistar o cetro nacional dessa temporada.
Entretanto, foi preciso esperar quase 30 anos para que os rivais se voltassem a defrontar nas mesmas circunstâncias e, tal como agora, o clássico realizado em Lisboa era disputado com as duas equipas em igualdade pontual.
Na ronda inaugural de 1986/87, o Estádio das Antas era o palco de um empate 2-2, para, na Luz, o Benfica sair por cima, com um triunfo por 3-1 (“hatr-trick” de Rui Águas), e conquistar novo título no final da época.
A primeira e única vitória do FC Porto no clássico da segunda volta aconteceria no início da década de 90, com os portistas a vencerem em Lisboa por 3-2, depois da igualdade a zero registada nas Antas.
Duas temporadas volvidas (1993/94), "águias" e "dragões" fechavam o histórico, antes de abrirem um interregno de quase 20 anos.
Tal como em 1986/87, Benfica e FC Porto empatavam na primeira jornada (3-3), mas seria a formação da Luz a vencer o encontro da segunda volta, em casa, por 2-0, e a conquistar a principal competição nacional.
O clássico da 21.ª jornada, entre Benfica e FC Porto, está marcado para sexta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz.
Comentários