O presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, mostrou-se hoje satisfeito pelo consenso alcançado na Liga Portuguesa de Futebol Profissional e que se traduziu no fim do domínio de FC Porto, Benfica e Sporting nas decisões deste organismo.
O dirigente, que falava após o empate com o Sporting (1-1), em jogo da terceira jornada do grupo B da Taça da Liga, considera que este é "um dia histórico para o futebol português" e que o objetivo passa por conseguir um equilíbrio nas decisões da Liga.
"Durante muitos anos os autodenominados três grandes reuniam-se sozinhos e depois partilhavam connosco as suas decisões e nunca consideram estranho reunirem-se sozinhos. Nós considerámos sempre, durante este tempo todo, que era estranho reunirem-se sozinhos. Daqui para frente o ideal é reunirmo-nos todos", afirmou.
Para Rui Pedro Soares, torna-se agora fundamental todas as forças públicas (governo e autarquias) dialogarem com todos os clubes, caso contrário estarão a excluir o futebol português.
"De uma vez por todas há que perceber isso. Para falar com todos, fala-se com a direção da Liga. Se envolvem clubes, tem de se envolver mais do que três", salientou.
Questionado sobre alegadas pressões e coações, Rui Pedro Soares foi perentório: não sentiu que existissem.
"Em relação ao Belenenses, ninguém me pressionou, nem me tentaram coagir, nem tenho conhecimento desses episódios. Há clubes que podem falar uns com os outros dizendo que há propostas melhores, propostas piores, propostas que podem ser aperfeiçoadas, agora, para ser honesto, não tive conhecimento de pressões ou coações. Nós não pressionámos, nem coagimos ninguém. Foi, simplesmente, um processo democrático", adiantou.
Apesar da saída de Pinto da Costa - o FC Porto continuou representado - e do Sporting da reunião da Liga, Rui Pedro Soares tem confiança num futuro em que haja união e diálogo entre todos os emblemas da I Liga.
"Vamos ver o que os próximos dias nos vão trazer. O Sporting faz falta ao futebol português e à Liga. Tem estado bem em todos estes processos. Não quero dar um significado maior que esse. Hoje aprovámos propostas que foram feitas por clubes que não FC Porto, Benfica e Sporting. No futuro vamos voltar, com toda a naturalidade, a aprovar propostas de FC Porto, Benfica e Sporting e também de outros clubes", defendeu.
A Liga, em Assembleia Geral, aprovou hoje cinco alterações aos regulamentos propostas pelo G15 (grupo de clubes da I Liga que exclui os três grandes). Os presidentes do FC Porto e Sporting abandonaram a reunião argumentando que as suas propostas não foram admitidas para discussão na reunião magna.
Destas mudanças, destacam-se a limitação do número de jogadores emprestados por um clube a outros do mesmo escalão (seis no total e apenas um por clube) e o fim da maioria das condicionantes dos sorteios da Liga, mantendo-se as limitações geográficas e de segurança.
Em relação ao videoárbitro ficou decidido que num mesmo estádio haverá sempre o mesmo número de câmaras independentemente do jogo em questão.
Comentários