Janeiro promete ser um mês de muitas mudanças pelos lados do Dragão. O FC Porto deverá ir ao mercado de inverno reforçar a defesa, mas não será de descurar a entrada de jogadores para outras posições.
Os dragões têm a ambição de recuperar o título, perdido na época passada para o Benfica, mas, para lá chegar, será preciso dar a Sérgio Conceição ferramentas para poder lutar com o reforçado Sporting, líder da prova, e o forte Benfica.
Saídas: um nome confirmado, quatro na porta de saída
Para já está confirmada a saída de Fran Navarro para o Olympiacos. O avançado espanhol de 25 anos, contratado esta época ao Gil Vicente, não conseguiu dar o rendimento pretendido no Dragão e vai tentar recuperar a confiança e o faro de baliza que exibiu nos gilistas, agora num campeonato diferente, num emblema que também luta por títulos.
O mesmo caminho deverá ser seguido por Mehdi Taremi, mas a título definitivo, já este mês. O iraniano irá desfalcar o FC Porto durante um mês, uma vez que vai participar na Taça da Ásia, mas pode nem voltar. Já se sabe que o FC Porto não tem condições para satisfazer as exigências do avançado de 31 anos, pelo que a sua saída, a custo zero, no final da época, é mais do que um dado adquirido.
No entanto, Taremi pode nem voltar da Taça Asiática uma vez que o Inter Milão, um dos interessados nos seus serviços, poderá avançar já para a sua contratação, antecipando-se assim à concorrência, mediante o pagamento de uma pequena quantia ao FC Porto. Melhor marcador da Primeira Liga em 2022/23, Taremi soma três golos e três assistências em 16 jogos esta época pelo FC Porto. Exibições longe do que mostrou no passado no emblema azul e branco.
Toni Martinez era outro atacante dado como estando de saída, por empréstimo, neste mercado de inverno, mas a saída de Fran Navarro poderá travar a transferência do ex-Famalicão. Sem Navarro e com Taremi na Taça Asiática, neste momento sobram apenas Evanilson, Toni Martinez e Danny Namaso como avançados-centro.
E tendo em conta os problemas físicos do brasileiro nos últimos anos, é de esperar que Sérgio Conceição não queira perder Toni Martinez. O espanhol é pretendido em Itália pelo Génova, Udinese, Bolonha, Fiorentina e Monza e tem também mercado na Alemanha, com o Union Berlim como potencial interessado.
Um sinal de confiança foi dado ao jogador no último jogo do campeonato, em 2023. O espanhol, quem tinha sido convocado para o jogo anterior, surgiu no 11 titular diante do GDC Chaves (1-0).
Quem também poderá sair em janeiro, por empréstimo, é o também espanhol Nico González. Contratado ao Barcelona em junho, o jovem médio chegou ao Dragão como uma das principais caras dos azuis e brancos para a nova época mas nunca convenceu. Nos poucos jogos em que foi titular não justificou a aposta e nos encontros onde foi lançado no segundo tempo, foram várias as vezes em que foi chamado a atenção pelo treinador Sérgio Conceição, pelas perdas de bola e pelo seu posicionamento no meio-campo.
Em Espanha dão o sensacional Girona (2.º na La Liga) como provável destino. O jogador galego somou apenas 538 minutos em 14 jogos no Dragão. Na Champions soma apenas 38 minutos.
David Carmo, que foi despromovido à equipa, tem o seu futuro incerto no Dragão. A imprensa nacional aponta que o central português poderá seguir as pisadas de Fran Navarro e seguir para o Olympiacos, de Carlos Carvalhal, por empréstimo do FC Porto.
Possíveis entradas
É na defesa que deverá ocorrer mais mudanças no FC Porto. A longa paragem de Marcano, por lesão, os problemas físicos de Pepe e a despromoção de David Carmo à equipa B deverá levar a SAD azul e branca a contratar, no mínimo, um defesa central que dê garantias.
No último jogo de 2023, diante do Chaves, Fábio Cardoso e o promovido Zé Pedro formaram a dupla de centrais, face ao castigo de Pepe, mas quando o capitão voltar, sobrará apenas um central de reserva. Pouco para quem está em três frentes importantes: Taça de Portugal, I Liga e Liga dos Campeões.
Vários nomes já foram apontados aos azuis e brancos, alguns no estrangeiro, outros da Primeira Liga. Com as dificuldades financeiras já admitidas pela SAD, a aposta deverá passar por um jogador que conheça o nosso campeonato.
Otávio Ataíde, defesa central canhoto do Famalicão é um dos nomes. O brasileiro de 21 anos, formado no Flamengo, tem dado nas vistas no emblema famalicense, como mostrou no último jogo de 2023, na Luz, diante do Benfica. Leva dois golos marcados em 15 jogos pelo Famalicão esta temporada.
Otávio é um central esquerdino, possante, alto e rápido, atributos valorizados por Sérgio Conceição para os jogadores da defesa. O facto de já conhecer o futebol português coloca-o na linha da frente para reforçar os dragões. Resta saber se a SAD azul e branca terá capacidade financeira para convencer o Famalicão, que pede 15 milhões de euros para o libertar. O jogador está avaliado pelo Transfermarkt em três milhões de euros.
Outro dos nomes da I Liga apontado ao Dragão é Gabriel Pereira, do Gil Vicente. A cumprir a segunda época no emblema gilista, depois de uma temporada no Vilafranquense, o central brasileiro de 23 anos agrada aos azuis e brancos mas a sua contratação não será fácil.
Além dos dragões, Gabriel Pereira é seguido por Leicester, Bétis, CSKA Moscovo e ainda Olympiacos, de acordo com o jornal O Jogo. Francisco Dias da Silva, presidente da SAD gilista, quer 10 milhões de euros pelo central de 23 anos, que leva 15 jogos e um golo marcado pelo Gil Vicente nesta época. O Transfermarkt avalia o brasileiro em três milhões de euros.
Lá fora, o nome mais associado ao FC Porto por estes dias é o de Lilian Brassier, central do Brest de França, que também pode jogar como lateral esquerdo. Tal como Gabriel Pereira, o FC Porto terá de bater a concorrência se quiser ficar com o jogador. É que Mónaco e também AC Milan estão de olho no central de 25 anos.
Lilian Brassier, tem contrato com o Brest, atual 4.º colocado da Ligue 1, até 2025.
Olival pode ajudar Conceição
Face as limitações financeiras, é possível que o clube recorra à equipa B para ter mais soluções. Na formação orientada por António Folha, atual, 8.º colocado da Segunda Liga, há nomes à espera de uma promoção.
Bernardo Folha, filho do treinador, tem trabalhado muitas vezes com o plantel principal e até já somou alguns minutos. Vasco Sousa, que também é médio, tal como Bernardo, já foi chamado várias vezes por Sérgio Conceição, tal como Marcus Abraham (24 anos) e o avançado brasileiro Wendel Silva (23 anos).
Os sócios e adeptos do FC Porto anseiam pela estreia na equipa principal do central Gabriel Brás (19 anos), do lateral Martim Fernandes (17 anos), do médio André Oliveira (18 anos), e dos avançado Rodrigo Mora (16 anos), Anha Candé (16 anos) e Jorge Meireles (19 anos).
Comentários