Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e de Galeno, extremo dos portistas, após a goleada aplicada ao Benfica.

Análise ao jogo: "Os jogadores estão de parabéns, interpretaram em pleno o preparado em diferentes momentos do jogo, percebendo os pontos que poderíamos usufruir e explorar. Grandíssimo jogo, sem história, mas vale só três pontos. Não vale mais do que isso. Há algum dissabor por saber que não há, em termos de qualidade, uma diferença tão grande no campeonato em termos pontual e os culpados somos nós. Podem e devem saber que podem fazer mais exibições destas. Mentalidade vencedora e de campeão é essa que diariamente trabalhamos para passar aos jovens. Não me canso de dizer. Ir a Barcelos com a mesma mentalidade e concentração, que esteja sempre presente. Estou obviamente contente e feliz, pela vitória, muito afirmativa do que é da qualidade do grupo de trabalho. Temos de encarar cada jogo como o último das nossas vidas, inclui os adeptos."

FOTOS: As melhores imagens do FC Porto-Benfica

Parece não estar totalmente satisfeito... "Estou satisfeitíssimo, posso não demonstrar porque a minha cara e o meu espírito é esse. Se estivesse noutros jogos não teríamos esta distância. Neste clube e nesta casa fomos habituados a nunca desistir, é superar as dificuldades, haver resiliência grande em cada um de nós e no final fazermos as contas."

Este foi o jogo mais perfeito desde que é treinador do FC Porto? "Todos os jogos que me deram títulos são os mais perfeitos."

Goleada dá motivação para lutar pelo resto da Liga? "Isso tem que estar presente sempre. Não é um resultado que tem que dar essa confiança. Muitas vezes é dificil incutir em jovens essa responsabilidade. Não é que queiram agir dessa forma. Essa consistência tem faltado. Andamos à procura de sermos sólidos para irmos buscar o que queremos"

Houve mais mérito do FC Porto ou demérito do Benfica? "Muitos disseram que o Arsenal era fraquíssimo, hoje vão dizer que o Benfica foi mau. Há que dar mérito aos jogadores. Se olharem para o jogo, há momentos em que o espaço apareceu porque provocámos. As pessoas podem falar o que querem. Nós que olhamos para o trabalho, percebemos que foi um jogo completo. Tem que haver mais jogos completos."

Galeno

Análise ao jogo: "Sabíamos que não seria um jogo fácil, mas tínhamos noção de que podíamos torná-lo fácil. Estudámos muito bem o Benfica, fizemos um belo resultado. O treinador preparou-nos muito bem para o jogo, a equipa está de parabéns, este prémio de melhor em campo é de todos eles."

É chamado de Sr. Champions. É agora também Sr. Liga? "Tento trabalhar sempre no máximo para estar bem em todos os jogos, fizemos uma grande exibição e o mais importante foi a vitória."

Contas do título: "Aqui, no FC Porto, não podemos parar, o pensamento é sempre lá em cima e vamos dar luta até ao fim."

O FC Porto goleou hoje o Benfica por 5-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga de futebol, ficando a seis pontos dos 'encarnados', que perderam o primeiro lugar para o Sporting.

Os 'dragões', que entraram proibidos de ceder pontos sob pena de se despedirem da possibilidade de lutar pelo título, adiantaram-se aos 20 minutos, por Galeno, que 'bisou' aos 44, e chegaram à goleada com tentos de Wendell (55), Pepê (75) e Danny Namaso (90), perante um Benfica incapaz de reagir e que, com a derrota, cedeu o primeiro lugar ao Sporting, vencedor na receção ao Farense (3-2).

Com esta vitória, o FC Porto manteve-se isolado no terceiro lugar, agora com 52 pontos, ficando a seis do segundo lugar ocupado pelo Benfica, que, com este desaire, cedeu o primeiro lugar ao Sporting, comandante com 59 pontos, mais um do que os seus rivais lisboetas e ainda com um encontro por disputar.