É um FC Porto cansado aquele que vai medir forças com o Boavista na 27.ª jornada da I Liga de futebol. Os Dragões chegam ao dérbi da Invicta com a moral em baixo, após a eliminação nas provas da UEFA, diante do Lyon (1-1), na última quinta-feira.
Sérgio Conceição tinha-se queixado da falta de tempo para preparar o dérbi da cidade com os axadrezados mas não contava que tudo ficasse ainda pior. É que a comitiva azul e branca ficou retida em Lyon na noite de quinta-feira e só regressou à cidade do Porto na tarde de sexta-feira. O técnico dos líderes da I Liga só teve um dia para preparar o jogo.
O certo é que diante do Boavista deverá regressar a equipa habitualmente titular, depois de Sérgio Conceição ter feito várias alterações no onze diante dos franceses. João Mário, Uribe, Vitinha, Taremi e Evanilson, que ficaram no banco e foram lançados no segundo tempo no empate 1-1 com os franceses, deverão voltar a titularidade, tal como Otávio, que falhou o jogo com o Lyon devido a castigo.
Os líderes da I Liga vão tentar manter a invencibilidade na prova que já vão em 54 jogos sem perder (a última derrota foi a 20 de outubro de 2020 diante do Paços de Ferreira), perante uma Boavista que cresceu e muito com a chegada de Petit. Os axadrezados são os reis dos empates na prova e, nas últimas 12 rondas, só perderam para o Santa Clara. A equipa de Petit venceu apenas um jogo - Estoril -, somando empates nos restantes 10.
Os lesionados Yamache e Reisinho são carta fora do baralho de Petit, num Boavista que está no 13.º posto com 27 pontos em 26 rondas.
Momento de forma: Panteras no reino do empates, Dragão em fase menos boa
Como se disse antes, o FC Porto chega a este jogo depois de ser eliminado da Liga Europa. Os Dragões empataram 1-1 no terreno do Lyon na quinta-feira, depois de terem perdido por 1-0 e casa, e falharam o acesso aos quartos de final da prova.
Antes desse jogo, a equipa de Sérgio Conceição tinha somado o 54.º encontro sem perder na I Liga, quando goleou o Tondela por 4-0 no Dragão na ronda anterior.
Não se pode dizer que os Dragões atravessam um bom momento a nível de resultados. Depois de 11 vitórias seguidas para todas as provas, 2022 trouxe alguns dissabores. O FC Porto só venceu metade dos últimos 10 jogos que disputou, entre I Liga, Liga Europa e Taça de Portugal. Os Dragões bateram Lazio (Liga Europa), Tondela, Moreirense, Paços de Ferreira e Sporting (Taça de Portugal), perderam com o Lyon e empataram com Lazio (Liga Europa), Sporting, Gil Vicente e Lyon (Liga Europa).
Mas se tivermos apenas em conta os jogos da I Liga fora de casa, aí o momento é espetacular: o FC Porto vai numa sequência de 10 triunfos seguidos longe do Dragão. O último jogo que não venceu na prova fora de portas foi diante do Sporting, no empate 1-1 em Alvalade.
Já o Boavista empatou 0-0 com o aflito Belenenses SAD na última ronda. São 10 os empates dos últimos 12 jogos, cinco deles seguidos em casa na I Liga, inclusive com Benfica (2-2), Braga (1-1) e Gil Vicente (1-1). No Bessa o Boavista soma apenas três triunfos nesta edição da Liga, diante do Paços de Ferreira (3-0), Santa Clara (2-0) e Moreirense (1-0).
A equipa ainda não ganhou em casa em 2022 (última vitória diante dos Cónegos foi a 19 de dezembro).
Histórico: domínio avassalador dos azuis e brancos
O dérbi da Invicta tem sido dominado pelo FC Porto, domínio esse que se acentuou nos últimos anos. Para se encontrar a última vitória do Boavista diante do rival da cidade, é preciso recuar à longínqua época de 2006/2007 quando os axadrezados venceram por 2-1, na 27.ª ronda da I Liga. Os axadrezados venceram por 2-1, golos de Ricardo Silva e Zé Manuel (Lucho fez o tento dos 'dragões).
De lá para cá, o melhor que o Boavista conseguiu foram três empates, dois deles seguidos (0-0 na 21.ª ronda de 2007/08 e 0-0 na 5.ª jornada de 2014/15).
O outro empate foi na época passada, quando as duas equipas empataram 2-2 no Dragão, num jogo em que o Boavista esteve a vencer por 2-0 e o FC Porto desperdiçou uma grande penalidade já depois do 2-2 e ter visto um golo anulado pelo VAR nos descontos.
De resto, antes desse empate no Dragão, a equipa axadrezada tinha averbado 13 derrotas seguidas diante dos Dragões.
Na primeira volta o FC Porto goleou por 4-1 no Dragão, com golos de Luis Diaz, Evanilson (2) e Dany Loader. Yamache fez o tento dos Panteras.
A última receção do Boavista ao rival da cidade acabou mal já que os Dragões golearam por 5-0.
O histórico de confrontos entre os dois conjuntos da cidade Invicta já teve 143 episódios em todas as provas, com domínio dos azuis e brancos: 98 vitórias contra 23 dos axadrezados, num duelo que terminou empatado em 22 ocasiões. No que a golos diz respeito, o FC Porto marcou 332, o Boavista 112.
Centrando-se apenas na I Liga, o FC Porto venceu venceu 83 dos 117 jogos disputados, com o Boavista a ganhar 17 e... 17 deles a terminar sem vencedor. No Bessa são 58 partidas para a I Liga, com a balança menos equilibrada para o lado Boavista: 15 vitórias contra 33 dos Dragões (10 empates).
O FC Porto vai numa sequência de sete vitórias seguidas em casa do Boavista em jogos da I Liga.
O primeiro encontro entre estas duas formações nortenhas para a divisão maior do futebol português, em casa dos axadrezados, data de 23 de abril de 1936. O FC Porto venceu por 3-0.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto:
Petit, treinador do Boavista: "Esperamos um jogo de grande intensidade, entre duas equipas com ambição de ganhar, sabendo que os pormenores poderão resolver. Acredito muito que vamos dar uma boa resposta. Queremos somar esses três pontos que nos fazem falta para subir na tabela, respeitando sempre um FC Porto forte."
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É um dérbi da cidade do Porto, sempre equilibrado a todos os níveis. Mesmo antes do Petit, creio que só perderam uma vez em casa, com o Famalicão. Tem acentuado essa valia da equipa do Boavista com o novo treinador, um novo Boavista. E estamos preparados para aquilo que é a dinâmica do adversário, o treinador não joga. Nós olhamos para o Boavista e tentamos perceber onde residem os pontos fortes dessa equipa e olhamos para os nossos para ver como podemos ferir o adversário. E no Bessa temos de ganhar ou ganhar, porque queremos ganhar o título de campeão nacional."
O Boavista-FC Porto, da 27.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h45 deste domingo, no Bessa, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.
Comentários