Raramente num campeonato tanto terá ficado por decidir até ao fim. A 34.ª e última jornada da I Liga 24/25 promete muitas emoções, com as lutas pelo título, pelo 3.º lugar, pelo 5.º lugar e pela manutenção (play-off e descida direta) ainda por resolver.

Os jogos que definirão tudo isto, já se sabe, terão todos eles lugar pelas 18h00 de sábado. Apenas em dois jogos não há nada para decidir: o Rio Ave-Gil Vicente e o Famalicão-Casa Pia. Ambos vão ser jogados logo na sexta-feira, pelas 19h00, com as quatro equipas envolvidas já serenas em relação ao seu futuro.

Mas, e nos outros? O que está em jogo? O SAPO Desporto explica-lhe tudo e apresenta-lhe todas as contas...

Luta pelo título: Sporting e Benfica

Pela oitava vez neste século, o título vai ser decidido apenas na derradeira jornada do campeonato, mas em nenhuma das anteriores sete em que tal sucedeu desde o ano 2000 houve, como há este ano, igualdade pontual entre os dois candidatos. Sporting e Benfica somam, ambos, 78 pontos.

Ainda assim, já se sabe, depois do empate 1-1 na Luz no dérbi de sábado, o Sporting parte com a vantagem de depender apenas de si. Se ganhar na receção ao V.Guimarães é campeão, independentemente do que o rival Benfica fizer na visita ao SC Braga.

As contas são, pois, simples: para chegarem ao tão ambicionado bicampeonato, os leões precisam de alcançar em Alvalade um resultado igual ou melhor do que  aquele que o Benfica fizer na 'Pedreira'.

Quanto ao Benfica, para recuperar o título perdido na época passada para os leões, precisa portanto de fazer melhor do que o eterno rival. Ou seja, se o Sporting perder, o Benfica precisa de empatar ou ganhar, se o Sporting empatar, o Benfica precisa de ganhar. Se o Sporting ganhar, resta à águia contentar-se com o segundo posto (que esta época não dará acesso direto à fase de liga da Liga dos Campeões).

Luta pelo 3.º lugar: FC Porto e SC Braga

A luta pelo último lugar do pódio ainda não está fechada, mas ficou praticamente selada na jornada 33, com a derrota do SC Braga na visita ao Casa Pia e a suada vitória do FC Porto no terreno do vizinho Boavista.

Dragões e guerreiros entraram para essa ronda em igualdade pontual, sendo que nenhum dos dois tem vantagem no confronto direto (o FC Porto ganhou 2-1 ao SC Braga no Estádio do Dragão, o SC Braga ganhou 1-0 na receção ao FC Porto na segunda volta).

Com o triunfo no Bessa e a derrota dos arsenalistas em Rio Maior, o FC Porto tem, agora, mais três pontos do que o SC Braga. E tem ainda mais sete golos do que o concorrente direto no que toca ao saldo de golos, fator de desempate que vem logo a seguir ao do confronto  direto em caso de igualdade pontual.

Assim, o FC Porto mantém garantidamente o 3.º lugar se não perder da receção ao Nacional, na última jornada, independentemente do que o SC Braga fizer na receção ao Benfica.

E, mesmo em caso de derrota do FC Porto com o Nacional, o SC Braga só rouba o terceiro posto aos azuis e brancos se conseguir, na soma do resultado dos dois jogos, uma diferença que inverta a desvantagem que leva no saldo de golos marcados e sofridos dos dois conjuntos. Por exemplo, caso o FC Porto perca por 1-0 em casa com o Nacional, o Braga precisa de derrotar o Benfica por...7-0. Se o FC Porto perder por 2-0, o Braga precisa de vencer por 6-0. E assim sucessivamente.

Refira-se que o terceiro posto vale entrada direta na fase de liga da Liga Europa, enquanto o quarto lugar (pelo menos para o Braga) implica a disputa das pré-eliminatórias (o FC Porto, por ter um ranking europeu melhor, deverá fugir a essas pré-eliminatórias mesmo sendo quarto na I Liga).

Luta pela vaga na Liga Conferência (5.º lugar): V.Guimarães ou Santa Clara

A luta pelo 5.º lugar, que confere acesso a uma vaga europeia, mais concretamente às pré-eliminatórias da Liga Conferência, é semelhante à da luta entre Sporting e Benfica pelo título. E, curiosamente, uma das equipas envolvidas nesta disputa do 5.º lugar vai estar em campo num dos jogos do título.

O V.Guimarães visita Alvalade e, neste momento, o 5.º lugar é seu. Contudo, soma os mesmos pontos da outra equipa que corre por esse posto, o Santa Clara, embora tenha vantagem no confronto direto. Os açorianos também jogam fora, no terreno do Farense, que está na luta pela manutenção.

As contas são estas: para ficarem com o quinto posto, os vimaranenses precisam de alcançar em Alvalade um resultado igual ou melhor do que  aquele que o Santa Clara fizer no Algarve. Se ganharem, não há nada que o Santa Clara possa fazer.

Quanto ao Santa Clara, para garantir o 5.º posto logo nesta temporada de regresso ao escalão principal precisa portanto de fazer melhor do que o Vitória fizer na visita ao Sporting. Ou seja, se os vimaranenses perderem, o Santa Clara precisa de empatar ou ganhar, se o Vitória empatar, o Santa Clara precisa de ganhar. Se o Vitória ganhar, resta aos açorianos contentarem-se com o amargo sexto posto.

Luta pela manutenção, play-off e fuga à descida direta: Estrela da Amadora, AVS, Farense e Boavista

Entre o sétimo lugar, ocupado pelo Casa Pia, e o 14.º, ocupado pelo Gil Vicente, nada de importante se decide. Para além de gansos e galos, também Famalicão, Estoril Praia, Rio Ave, Moreirense, Arouca e Nacional não vão jogar para qualquer objetivo em concreto que não seja o de subirem um ou outro lugar na tabela.

É a partir do 15.º lugar, ocupado pelo Estrela da Amadora, que as emoções - e as dúvidas - regressam. Os tricolores estão, para já, a salvo da descida de divisão, precisamente nesse 15.º posto (o último que garante manutenção direta), com 29 pontos.

Mas apenas dois pontos abaixo, com 27, estão AVS (16.º) e Farense (17.º). E o lanterna-vermelha Boavista, 18.º, com 24 pontos, ainda não está matematicamente despromovido, podendo ainda chegar ao 16.º lugar, que dita a disputa de um play-off com o 3.º classificado da II Liga pela derradeira vaga na I Liga 25/26.

Quais são os cenários? Comecemos, então pelos axadrezados.

O Boavista salva-se da descida direta (e fica no 16.º posto, lugar de play-off) se ganhar na visita ao Arouca e quer Farense (recebe o Santa Clara), quer AVS (recebe o Moreirense) perderem.

O Farense, atualmente no penúltimo lugar (com os mesmos pontos do AVS, mas com desvantagem no confronto direto), garante a manutenção direta se vencer e o Estrela da Amadora e o AVS não ganharem.

Os algarvios garantem um lugar no play-off se: vencerem o Santa Clara e um dos dois - Estrela da Amadora ou AVS - também vencer; ou se empatarem e o AVS perder.

O AVS é quem está, neste momento, no tal 16.º posto que dita a disputa do play-off. A turma de Vila das Aves garante a manutenção direta se vencer e o Estrela da Amadora não ganhar. Mantém esse 16.º lugar e vai ao playoff se: vencer e Estrela da Amadora vencer; empatar e Farense não vencer; perder, o Farense perder e o Boavista não ganhar.

Por fim, o Estrela da Amadora, que não estando a salvo é que tem um cenário mais 'limpo'. Os tricolores vistam o Estoril Praia e garante mesmo a manutenção direta se vencer, ou se AVS e Farense não vencerem. A turma da Reboleira pode, contudo, até ainda descer diretamente. Para tal, 'basta' perder na Amoreira e ver AVS e Farense ganharem os respetivos jogos.