O FC Porto prepara-se para enfrentar uma fase dura da época. Fechado o mercado de transferências e já com todos com a 'cabeça' no objetivo principal - revalidação do título -, Sérgio Conceição já começou a receber alguns dos jogadores que estiveram ao serviço das respetivas seleções.

Depois de vencer a Supertaça de Portugal frente ao Desportivo das Aves e de ter somado a primeira derrota da época, em casa, frente ao Vitória de Guimarães, os 'dragões' terão de correr atrás de Benfica e Sporting, os principais rivais na luta pelo título. Os dois emblemas já disputaram o dérbi e Lisboa, que terminou empatado a uma bola, pelo que apenas um ponto separa 'dragões' de 'águias' e 'leões'. Convém contar com o grande SC Braga, o líder da prova, a par do Benfica e Sporting, todos com dez pontos.

Estreia na Taça da Liga antes de viajar até a saudosa Gelsenkirchen

Antes de se estrear nesta edição da Liga dos Campeões, o FC Porto faz outra estreia, mas agora na Taça da Liga. A formação de Sérgio Conceição recebe Desportivo de Chaves esta sexta-feira no Dragão, em jogo marcado para às 20h30. Uma oportunidade para Conceição dar mais minutos a jogadores menos utilizados e poupar os habituais titulares mas também os que chegarão tarda à Invicta. João Pedro deverá ser o lateral direito, Danilo deverá voltar a ser titular, depois de muito tempo parado devido a lesão. O onze deverá contar ainda com Adrian López e Hernâni, assim como Óliver.

Depois segue-se a estreia na Liga dos Campeões, frente ao Schalke04. O jogo da 1.ª jornada do Grupo D da Champions está agendado para às 20h00 da próxima terça-feira, 18 de setembro, no Veltins-Arena, casa do Schalke04 em Gelsenkirchen, local onde o FC Porto venceu a Liga dos Campeões em 2004, depois de bater o AS Mónaco por 3-0.

Setúbal e Tondela antes de duelo de gigantes com Benfica e Galatasaray

Segue-se o regresso à Liga e logo ao terreno do Vitória de Setúbal, para jogo da 5.ª jornada da I Liga. Um jogo tradicionalmente menos complicado para os 'dragões', onde venceram por 5-0 na época passada.

O FC Porto só volta à casa no dia 28 de setembro, quando receber o Tondela, na 6.ª ronda da I Liga. Um jogo marcado para às 20h30 frente a um adversário sempre complicado, que só perdeu por 1-0 na época passada e que nos últimos três jogos no Dragão, perdeu por 1-0, venceu pelo mesmo resultado e foi goleado por 4-0.

Depois, é só 'tubarões' e tudo de seguida. Tudo começa a 3 de outubro às 20h00, na receção ao Galatasaray, na 2.ª jornada do Grupo D da Champions. Um jogo importante onde só a vitória interessa já que vencer em casa na Champions é importante para quem quer seguir em frente. Três dias depois os comandados de Sérgio Conceição deslocam-se à Lisboa para medir forças com o Benfica no primeiro grande 'clássico' do ano, num jogo marcado para às 17h30 do dia 07 de outubro. Um jogo onde se pode definir muito do que será a esta edição da Primeira Liga já que quem vencer, além da vantagem pontual, fica com a vantagem moral de ter batido o rival.

De recordar que na época passada o FC Porto foi até à Luz vencer o Benfica por 1-0, golo de Herrera, e retomar a liderança da I Liga para nunca mais a largar. Depois deste jogo, nova pausa para jogos das seleções.

Até lá, o FC Porto terá um ciclo infernal em que fará seis jogos em 23 dias.