Nada com uma vitória na maior competição de clubes para fazer subir o moral das tropas. É o que está certamente a pensar Sérgio Conceição, depois do triunfo frente ao Marselha na ressaca da humilhação frente ao Paços de Ferreira para a Liga. O campeão nacional perdeu por 3-2 e pior, não mostrou argumentos para discutir o encontro com o emblema da capital do móvel.

Depois da moralizadora vitória, o FC Porto vai tentar ganhar balanço depois de um início titubeante na defesa do título, onde já soma duas derrotas e um empate.

Histórico dos confrontos

Em casa do FC Porto na partida frente aos algarvios, os dragões são reis: São 17 vitórias contra nenhuma do Portimonense. Foi na temporada de 1976/77 que arrancaram os embates entre as duas equipas para o campeonato nacional, interrompidos em 1989, aquando da descida dos algarvios à segunda liga. Na nova ascensão da equipa de Portimão à maior competição de clubes do futebol português, já nesta década, a tendência manteve-se, com os azuis e brancos a imporem-se sempre, com maior ou menor dificuldade. O resultado mais volumoso a favor dos portistas aconteceu em 1979, com uns claros 6-0. Na época transata, o FC Porto impôs-se por 1-0, em encontro da 22.ª jornada, com o único golo da partida a ser apontado por Alex Telles. De referir também que em 17 confrontos o Portimonense marcou apenas por seis vezes no Dragão/estádio das Antas. Já os azuis e brancos apontaram mais de meia centena de golos - 51 golos para se ser mais exato - numa média impressionante de três golos por jogo.

Momento de forma das duas equipas

O percurso do FC Porto nesta primeira parte da temporada tem sido marcado pela inconstância nos resultados e um número atípico de golos sofridos pela equipa de Sérgio Conceição: 9 golos em apenas seis partidas.

Depois de ter aberto a Liga com dois resultados expressivos frente ao SC Braga (3-1) e Boavista (0-5), a primeira derrota da época aconteceu frente ao Marítimo (2-3) logo à terceira jornada. Seguiu-se depois o empate em Alvalade (2-2) e a derrota frente ao City (3-1). No regresso ao campeonato, o FC Porto ganhou embalagem com os triunfos frente a Gil Vicente (1-0) e sorriu no regresso à Champions depois de somar três pontos frente ao Olympiacos de Pedro Martins. Contudo, seguiu-se nova derrota na Mata Real (3-2). O arranco em falso na Liga coloca o FC Porto neste momento a seis pontos do líder Sporting e a cinco pontos do Benfica e no quarto lugar da classificação.

Já o Portimonense que ficou na Liga depois da despromoção administrativa do V. Setúbal também iniciou o campeonato de uma forma periclitante. Em seis jogos conta apenas com um triunfo e um empate (quatro pontos) e já quatro derrotas averbadas. A posição é delicada, com os algarvios a ocuparem o 17.º lugar da classificação. Na última jornada, a equipa de Paulo Sérgio foi derrotada pelo Santa Clara em casa por 1-2.

Indisponíveis

No banco do FC Porto não vai estar Sérgio Conceição, depois do técnico ter sido castigado por 15 dias após a expulsão em Paços de Ferreira. Pepe vai falhar a partida devido a um problema no pé, isto depois de também ter sido deixado de fora da lista de convocados de Fernando Santos para os compromissos da seleção nacional. O central tem realizado tratamento. O mesmo se passa com senegalês Mbaye (tratamento e ginásio) e o defesa espanhol Iván Marcano (treino condicionado e ginásio) Já do lado do Portimonense, Paulo Sérgio confirmou a ausência de Pedro Sá e de mais duas surpresas infelizes que preferiu não elencar.

O que dizem os dois treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deixou elogios ao conjunto de Portimão. "Vamos ter pela frente um adversário que nos criou dificuldades no Dragão com este treinador. Ganhámos 1-0 com um golo a acabar o jogo. É uma equipa com bons jogadores e um coletivo interessante e que vai querer fazer o seu jogo. Vamos ver como se vão apresentar em termos estruturais. Estamos preparados para as diferentes situações do Portimonense".

Já Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, disse que o conjunto al vai defrontar o FC Porto, no domingo, com uma “estratégia trabalhada para discutir o resultado” do jogo da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol.

“Procurámos trabalhar uma estratégia em que acreditamos que podemos ir lá competir pelo resultado, sabendo que vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa super competente, mas estamos preparados para uma tarde difícil e para dignificar o emblema que trazemos ao peito”, disse o treinador dos algarvios em conferência de imprensa.

Árbitro

António Nobre, da associação de Leiria, foi o árbitro escolhido para dirigir o embate entre o FC Porto e o Portimonense. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria terá como assistentes Nuno Pereira e Pedro Felisberto, sendo Flávio Lima o quarto árbitro. O VAR será Rui Oliveira, assistido por Sérgio Jesus.

O FC Porto, atual quarto classificado, com 10 pontos, a seis do líder Sporting, recebe domingo o Portimonense (17.º, com quatro), pelas 17:15, no Dragão.