Os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos. Se essa máxima do futebol se aplicar esta época, é bem provável que o FC Porto chegue a maio a festejar o títilo de campeão nacional, dada a performance defensiva da equipa de Nuno Espírito Santo.

Os ´dragões` têm primado pela eficácia defensiva a ponto de terem a melhor defesa entre as principais ligas europeias. A equipa de Nuno tem apenas 11 golos sofridos para o campeonato até agora. Com 21 jornadas volvidas, o registo defensivo dos ‘azuis e brancos’ apresenta-se da seguinte forma: sete golos sofridos em casa e quatro nos encontros longe do Dragão.

Após 21 encontros para a Primeira Liga, nenhuma equipa conseguiu marcar mais do que dois golos à formação orientada por Nuno Espírito Santo. Seja no Estádio do Dragão ou fora dele, o FC Porto só por duas ocasiões dois golos: frente ao Sporting em Alvalade na derrota por 2-1 da 3ª jornada e frente ao Rio Ave no Estádio do Dragão na vitória por 3-1 da 18ª jornada.

O registo defensivo do FC Porto supera a marca do Benfica que sofreu mais um tento do que os ‘dragões’. A equipa de Rui Vitória viu a bola entrar na sua baliza por 12 ocasiões, divididas em seis golos fora e seis no Estádio da Luz. À semelhança da equipa de Nuno Espírito Santo, a defesa das ‘águias’ estão dentro das melhores da Europa, mas sem conseguirem alcançar o registo dos ‘azuis e brancos’.

O máximo de golos sofrido pelo Benfica para o campeonato surgiu no Estádio da Luz quando os ‘encarnados’ sofreram três tentos do Boavista no empate 3-3 da 17ª jornada. Nesse encontro, a equipa de Rui Vitória esteve a perder por 3-0 mas iniciou a recuperação antes do intervalo para empatar no segundo tempo.

Apenas Bayern de Munique está ao nível de ‘dragões’ e ‘águias’
Na Europa, os registos de Benfica e FC Porto são dos melhores quando comparados com as equipas das cinco principais ligas. Apenas o Bayern de Munique, líder do campeonato da Alemanha, sofreu tão poucos golos quanto o Benfica. A equipa germânica apresenta o mesmo registo que os ‘encarnados’ e mais um golo sofrido do que os ‘dragões’. À semelhança da equipa portista, marcar mais do que um golo aos ‘bávaros’ na Bundesliga não é tarefa fácil. Apenas por uma vez (frente ao Frankfurt) a equipa de Carlo Ancelotti sofreu mais do que um golo.

Em Espanha, os melhores registos defensivos estão no topo da tabela onde Real Madrid e Barcelona partilham a mesma marca de golos sofridos em La Liga. Com 18 tentos encaixados, os dois emblemas levam uma vantagem de menos quatro golos do que a terceira melhor defesa em Espanha. De França o melhor registo defensivo iguala ‘merengues’ e ‘culés’. O PSG assume o pódio da Ligue 1 no que toca a golos sofridos, com 18 tentos encaixados.

O campeonato inglês e italiano apresentam valores semelhantes às restantes principais ligas da Europa, mas com uma nuance que altera a forma de ver as contas. Tanto em Inglaterra (Chelsea e Tottenham – 18 golos sofridos) como em Itália (Juventus - 18 golos sofridos) a melhor marca defensiva iguala La Liga e a Ligue 1. No entanto, na Serie A e na Premier League já se jogaram mais jornadas do que nas restantes ligas. Enquanto em Espanha o campeonato segue na 20ª jornada, Itália conta já com 24 rondas em oposição às 25 jornadas de Inglaterra.