O FC Porto venceu este sábado o Desportivo de Chaves por 3-0 e juntou-se ao Sporting na liderança do campeonato nacional. Aboubakar, Soares e Marega fizeram os golos dos 'dragões' na segunda parte.

No regresso ao Estádio do Dragão depois da vitória em Braga, a equipa de Sérgio Conceição apresentou Miguel Layún como a principal novidade no onze inicial. O internacional mexicano ocupou a vaga de Ricardo Pereira no lado direito da defesa portista naquela que foi a única alteração do FC Porto em relação ao jogo na 'Pedreira'.

Já o Desportivo de Chaves apresentou várias alterações no onze inicial, nomeadamente no sector defensivo onde Luís Castro fez quatro alterações em relação ao jogo contra o Feirense.

A jogar em casa, a formação de Sérgio Conceição entrou muito cedo no jogo a pressionar o adversário à procura de caminhos para a baliza de Ricardo. O Desportivo de Chaves sentiu muitas dificuldades em termos defensivos nos instantes iniciais com uma sequência de jogadas de perigo criadas pelo FC Porto.

Aos 6' minutos, um cruzamento da direita chegou aos pés de Brahimi no lado esquerdo, e o argelino tentou um remate à baliza após flectir para o meio, mas o guarda-redes Ricardo mostrou estar atento e impediu o primeiro.

A equipa de Luís Castrou tentava afastar a pressão, mas o forte domínio do FC Porto não permitia aos flavienses sair com a bola controlada para o ataque. Aos 26' minutos, Marega faz uma 'arrancada' na esquerda, mas o lance acabou por se perder após um desarme de Domingos Duarte.

Aos 27' minutos, o Desportivo de Chaves reagiu, e num rápido contra-ataque William consegue espaço para rematar à baliza de Casillas. O guardião espanhol fez uma defesa incompleta com a bola a sobrar para Bressan, estava em fora de jogo.

Até ao intervalo, o Desportivo de Chaves foi ganhando confiança no setor defensivo, o que permitiu à formação de Luís Castro arriscar em zonas do terreno mais avançadas. O FC Porto procurava muito o jogo interior através de passes de ruptura de Oliver, mas os defesas do Desportivo de Chaves iam conseguindo anular a criatividade e superioridade técnica dos portistas.

No segundo tempo, o Desportivo de Chaves apresentou-se mais confiante e logo nos instantes iniciais um cruzamento de Pedro Tiba não teve o melhor desfecho porque William não conseguiu chegar à bola por poucos milímetros. Sérgio Conceição fez a primeira substituição no FC Porto no arranque da segunda parte ao lançar Soares para o lugar de Corona.

Aos 49' minutos, o FC Porto abriu o marcador por intermédio de Aboubakar depois de uma boa jogada individual do avançado camaronês que rematou cruzado para o fundo da baliza de Ricardo.

O golo do FC Porto abalou a confiança do Desportivo de Chaves, que precisou de alguns minutos para conseguir voltar a criar perigo junto à baliza de Iker Casillas, que aos 53' minutos negou o golo a Bressan.

Aos 57' minutos, uma autêntica 'bomba' de Paulinho por cima da baliza do FC Porto colocou a equipa de Sérgio Conceição em sentido, e mostrou que o Desportivo de Chaves ia à procura do golo do empate.

Luís Castro precisava de dar mais objetividade ao ataque dos 'flavienses' e aos 63' minutos lançou no jogo Hamdou Elhouni e Thiago Galvão.

Aos 70' minutos William desperdiçou uma grande oportunidade de golo, mas o avançado do Desportivo de Chaves não deu o melhor seguimento a um cruzamento de Paulinho.

Com o jogo a aproximar-se do apito final, Sérgio Conceição lançou Otávio e André André e o FC Porto acabou por conseguir anular as iniciativas do Desportivo de Chaves para chegar ao 2-0 por intermédio de Soares na marcação de uma grande penalidade depois de Maras cortar uma bola com a mão.

Feito o 2-0, o FC Porto partiu para uma vitória tranquila com Marega a fechar a contagem final aos 88' minutos depois de um cruzamento de Óliver Torres.

Com este resultado, o FC Porto juntou-se ao Sporting na primeira posição do campeonato nacional com 15 pontos e igualou o feito da época 1983/1984 de José Maria Pedroto com cinco vitórias consecutivas, sem sofrer golos.