O FC Porto foi a Chaves vencer por 3-0 em encontro da 32.ª jornada da Primeira Liga 23/24, garantindo que fecha a ronda no 3.º lugar da tabela, o melhor que ainda pode alcançar na prova esta temporada.

Depois de um início de jogo monótono, Francisco Conceição, de livre, abriu de forma espetacular o marcador. Logo depois o Chaves viu-se reduzido a dez elementos e a partir daí os dragões dominaram a seu belo prazer, voltando a marcar por Evanilson, a fechar a primeira parte, e por Taremi, de penálti, à entrada do quarto de hora final.

FOTOS: As melhores imagens do jogo

Primeiros minutos com poucas oportunidades

Sérgio Conceição apostou no jovem Martim Fernandes, que tão boa conta deu de si frente ao Sporting, e João Mendes para as laterais e deu a titularidade a Taremi no ataque, ao lado de Evanilson, mas as oportunidades de golo escassearam nos minutos iniciais.

Uma das poucas aconteceu até inesperadamente, aos quatro minutos, quando depois de um atraso de João Mendes para Diogo Costa, o guardião tentou passar a Zé Pedro mas quase fez autogolo. O lance acabou por resultar num canto para o Chaves..

O primeiro remate do FC Porto surgiu apenas aos 13 minutos, com Pepê a tentar a sua sorte de longe, mas a atirar muito ao lado. E só aos 18 minutos os dragões criaram real perigo. Trabalho fantástico de Francisco Conceição pela direita, mas Evanilson a não conseguir desviar para o golo.

Golaço de Francisco Conceição e expulsão desatam o jogo

O encontro foi prosseguindo na mesma toada até que, a meio do primeiro tempo, o FC Porto beneficiou de um livre perto da entrada da grande área do Chaves. Chamado a cobrar a falta, Francisco Conceição fez a bola a passar por entre a barreira flaviense e entrar junto ao poste esquerdo da baliza, inaugurando o marcador com um grande golo.

O FC Porto ganhava vantagem no marcador e, logo depois, ficava também em superioridade numérica. Junior Pius tinha visto um primeiro amarelo no lance da falta que deu o golo e, logo depois, teve uma entrada fora de tempo sobre Alan Varela que lhe valeu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho. No espaço de poucos minutos, tudo ficou mais fácil para os dragões.

Evanlison e Taremi selam triunfo

Com tudo a seu favor, o FC Porto passou então a acercar-se mais vezes e com mais perigo da baliza do Chaves. Aos 37 minutos, Francisco Conceição, sempre muito ativo no jogo, cruzou na quina da área, Mehdi Taremi tentou um desvio acrobático e falhou por pouco o alvo.

Depois a bola entrou mesmo, mas não valeu. Novo cruzamento de Francisco Conceição, Rodrigo Moura, guarda-redes do Chaves, afastou, mas a bola sobrou para o remate certeiro de João Mendes. Só que o lance foi alvo de VAR e acabou por ser anulado por fora de jogo no início da jogada.

Mas o 2-0 chegou mesmo antes do intervalo. Erro do Chaves quando tentava sair a jogar, Pepê ganhou a bola e passou para Mehdi Taremi, com o iraniano a tocar de calcanhar para Evanilson, que de pé direito faz o 2-0.

O encontro seguiu na mesma toada no segundo tempo, com o FC Porto a dominar e o Chaves sem capacidade para responder, mas o 3-0 final só chegou perto do quarto de hora final. Essugo derrubou Pepê na área falviense e o árbitro assinalou de imediato grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Taremi não perdoou e fechou o resultado em 3-0 para os dragões.

Houve ainda tempo para Sérgio Conceição promover a estreia de outro jovem, Gonçalo Sousa, que saltou do banco para substituir Francisco Conceição, aplaudido de pé pelos adeptos do FC Porto.

Com este resultado, o FC Porto segue em terceiro, com 66 pontos, mais quatro do que o Sporting de Braga, que tem menos um jogo, enquanto o Desportivo de Chaves continua na 17.ª e penúltima posição, com 23 pontos, a cinco do Portimonense, que está em lugar de disputa do play-off de manutenção.

Veja o resumo do GD Chaves-FC Porto