Florentino Luís parece ter agarrado finalmente um lugar na equipa do Benfica. Numa época de altos e baixos, o médio defensivo de 24 anos entrou ao intervalo na goleada sofrida diante do FC Porto e, de lá para cá, nunca mais saiu do onze dos encarnados.

Tino, como é carinhosamente tratado pelos colegas, leva 35 jogos esta temporada pelo Benfica, mas apenas foi titular em 17 ocasiões. A sua estabilidade no onze coincidiu com uma melhoria ofensiva do Benfica: três golos sofridos nos últimos cinco jogos.

Roger Schmidt parecia não estar convencido com o médio, mas parece ter caído em si, face às evidências e aos números do internacional sub-21 por Portugal a nível defensivo.

É que Florentino é o jogador com mais com mais ações defensivas no meio-campo adversário por 90 minutos, nos sete principais campeonatos na Europa (os big-5 Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França, e ainda a Eredivisie e a I Liga).

Os dados são da GoalPoint, empresa especializada em estatística de futebol, que analisou todos os jogadores com mais de 1100 minutos em campo esta temporada.

O jogador do Benfica lidera com uma média de 4,4 ações defensivas em 1195 minutos (23 jogos na Liga), numa estatística onde aparece à frente de Mats Wieffer, do Feyenoord, com 3,3 em 2318 minutos (26 jogos) e do ex-Sporting Manuel Ugarte (PSG) com 3 em 1626 minutos (21 jogos).

Jogos recentes SL Benfica

Neste dado estatístico, Alexander Bah, colega de Florentino no Benfica, aparece no 6.º posto, com 2,9 ações em 1190 minutos (15 jogos). Yves Bissouma (Tottenham), Rémy Cabella (Lille), Morten Frendrup (Génova), Roberto Navarro (Real Sociedad/Cádiz), Ayoze Pérez (Betis) e João Gomes (Wolverhampton) completam o top-ten.

Dizer ainda que, para a GoalPoint, são ações defensivas as situações em que um jogador desarma, bloqueia o remate ou o passe de um adversário ou corta uma alivia uma bola.

Apesar de ter sido titular em apenas 17 dos 35 jogos que disputou pelo Benfica, num total de 1709 minutos na época,  1195 minutos na I Liga, Florentino Luís destaca-se na arte de defender. Em termos absolutos, é o sexto com ações defensivas, mesmo tendo muito menos jogos que os adversários. Aqui, domina Mats Wieffer com 86 ações defensivas no meio-campo adversário, mais 11 do que Morten Frendrup. Ryan Christie, do Bournemouth, e o português Costinha, do Rio Ave, com 63, dividem o terceiro lugar.

Já no capítulo dos duelos ganhos e olhando apenas para a Liga portuguesa, a GoalPoint destaca o jovem médio Mateus Fernandes, emprestado pelo Sporting ao Estoril, com uma média de 9,9 por jogo. Segue-se Costinha, do Rio Ave, (9,6), João Neves, do Benfica (9,4). Aqui Florentino destaca-se com 9,3 roubos, à frente de Zaydou, do Famalicão, com 8,8, mesmo tendo menos minutos que os concorrentes.

Com os registos de Florentino, fica mais difícil para Roger Schmidt não manter o médio no onze. Claro que isso implicará colocar ou Kokçu ou João Mario no banco, mas este será o preço a pagar pelo equilíbrio da equipa.