O Benfica comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários os detalhes relativos à transferência de Gonçalo Ramos para o PSG.

O avançado transfere-se por empréstimo para os parisienses, a opção de compra de 65 milhões de euros pode chegar aos 80 milhões de euros, caso sejam atingidos determinados objetivos.

"A opção poderá ser exercida pelo Paris Saint-Germain ou pela Benfica SAD durante a presente época desportiv"a, pode ler-se. Apesar de não estar referido a cláusula de compra é obrigatória, com o Benfica a receber desde já 20 milhões de euros pela cedência.

Jorge Mendes fica ainda com uma comissão de 10 por cento pela intermediação do negócio.

O Benfica acaba de comunicar à CMVM os números do negócio Gonçalo Ramos. Confirma-se que se trata de um empréstimo com opção de compra a troco de 65 milhões de euros, mais 15 milhões dependentes de objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir os 80 milhões.

A opção poderá ser exercida pelo Paris Saint-Germain ou pela Benfica SAD durante a presente época desportiva», pode ler-se. Apesar de não ser referido, a compra no final da época é obrigatória e o Benfica recebe já 20 milhões referentes à taxa de cedência, mas que na prática se traduz na primeira prestação do pagamento da transferência. Este modelo de negócio foi a plataforma encontrada para o PSG contornar questões relativas ao Fair Play Financeiro da UEFA.

As águias revelam ainda a comissão de 10 por cento para Jorge Mendes, pela intermediação da operação.

O Comunicado do Benfica

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain para o empréstimo do jogador Gonçalo Matias Ramos até ao final da época desportiva 2023/2024. O referido acordo inclui a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de €65.000.000 (sessenta e cinco milhões de euros) acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante de € 80.000.000 (oitenta milhões de euros).

A opção poderá ser exercida pelo Paris Saint-Germain ou pela Benfica SAD durante a presente época desportiva. Mais se informa que o Paris Saint-Germain terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 5%, para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador, e a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 10% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade. Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD Lisboa, 7 de agosto de 2023