No último sábado, frente ao Boavista, Rui Vitória utilizou sete jogadores portugueses (como titulares ou suplentes): Bruno Varela, André Almeida, Rúben Dias, Pizzi e Rafa jogaram de início, enquanto João Carvalho e Diogo Gonçalves entraram durante o segundo tempo.
De acordo com o jornal A Bola, há mais de dez anos que tantos portugueses não eram lançados em campo no emblema da Luz. Dos portugueses que compõem o plantel ‘encarnado’, apenas não jogaram Eliseu, que foi para a bancada, e Paulo Lopes, que não integrou a convocatória.
A última vez que tal acontecera fora na visita ao Vitória de Guimarães de 2007/08, altura em que José António Camacho fez alinhar sete portugueses: Quim, Luís Filipe, Nélson, Petit e Rui Costa a titulares, e Nuno Assis e Nuno Gomes como suplentes.
Mais do que isso só recuando a 15 de setembro, também com Camacho no comando técnico, em que foram utilizados oito portugueses em campo: Quim, Luís Filipe, Petit, Rui Costa, Nuno Gomes, Romeu Ribeiro, Nuno Assis e Fábio Coentrão.
A mesma publicação dá ainda conta de um jogo do Benfica a 10 de maio de 2014, em que Jorge Jesus também utilizou sete portugueses, para a visita ao FC Porto: Paulo Lopes, André Almeida, João Cancelo, Steven Vitória, André Gomes e Ivan Cavaleiro no onze e Bernardo Silva como suplente).
Um encontro que teve contornos especiais, uma vez que o clube da Luz, já campeão nacional nessa época, estava focado na final com o Sevilha para a Liga Europa, que teria lugar quatro dias depois. Daí Jesus não ter utilizado os habituais titulares.
Comentários