Num fim de semana marcado pelo embate entre Manchester City e Manchester United em Old Trafford, os principais campeonatos não pararam e houve vários resultados de destaque espalhados pela Europa. Só em Inglaterra verificaram-se vários resultados surpreendentes.
Premier League com jornada de dérbis
Não há como fugir do jogo em Old Trafford quando falamos sobre a jornada em Inglaterra. No jogo entre primeiro e segundo classificado, o Manchester City levou a melhor sobre o Manchester United de José Mourinho por 2-1. Os ‘citizens’ colocaram-se em vantagem na primeira parte (David Silva), sofreram o empate quatro minutos depois (Rashford) e, no segundo tempo, Otamendi fez o 2-1 que daria os três pontos à equipa de Guardiola. Destaque ainda para Ederson que fez uma exibição de encher o olho.
O dérbi de Manchester não foi o único a disputar-se no domingo. Em Anfield Road, Liverpool e Everton empataram 1-1 no dérbi da cidade dos Beatles. Mohammed Salah abriu a contagem e Wayne Rooney fez o empate na conversão de uma grande penalidade.
Destaque ainda para Arsenal e Chelsea que perderam pontos nesta ronda. Os ‘blues’ foram derrotados pelo West Ham por 1-0 enquanto os ‘gunners’ não foram além de um empate contra o Southampton que não contou com Cédric Soares devido a lesão. Marco Silva viu o seu Watford ser derrotado pelo Burnley por 1-0.
Confira a classificação em Inglaterra
Espanha sem surpresas e com o Barcelona na frente
Em Espanha, o campeonato não trouxe grandes surpresas em termos de resultados. Todos os principais candidatos ao título venceram com destaque para a goleada do Real Madrid sobre o Sevilha por 5-0. Ronaldo bisou no triunfo ‘merengue’.
No Estádio do Villarreal, o Barcelona teve de se aplicar para levar de vencida a equipa da casa. Os golos 'blaugrana' apenas chegaram na segunda parte e depois de Dani Raba ter sido expulso no Villarreal. Messi e Suárez marcaram os golos.
Uma palavra ainda para Atlético de Madrid e Valência que venceram nesta 15ª jornada de La Liga. O clube ‘che’, sem Gonçalo Guedes, bateu o Celta de Vigo por 2-1. No Benito Villamarín, casa do Bétis de Sevilha, o Atlético de Madrid somou os três pontos com um golo solitário de Saúl.
Confira a classificação em Espanha
Itália viu as equipas da frente a perderem pontos
Na Serie A, o jogo grande da jornada oponha o Inter de Milão e a Juventus em Turim. Na partida entre dois dos clubes que seguem nas posições cimeiras não houve golos e foi um ponto para cada um.
Perante o empate no Juventus Stadium o Nápoles podia chegar-se ao primeiro lugar, mas cedeu um empate contra a Fiorentina 0-0. Sem golos, os napolitanos perdem uma oportunidade de ser lideres isolados. Bruno Gaspar alinhou na formação ‘viola’.
O AC Milan, com André Silva a começar no banco de suplentes, venceu o Bolonha por 2-1 com dois golos de Bonaventura. Os milaneses continuam afastados dos lugares que dão acesso à Europa apesar das expetativas que tinham no arranque do ano.
Confira a classificação em Itália
PSG líder sem ganhar mais distância para os ‘perseguidores’
Em França, o PSG é líder do campeonato com mais nove pontos do que os ‘perseguidores’. Nesta 17ª ronda não houve alterações na tabela classificatória, uma vez que todos os clubes do topo da tabela venceram. O PSG recebeu e venceu o Lille por 3-1 sem golos do trio ‘milionário’ Mbappé, Neymar e Cavani. Edgar Ié foi opção na equipa do Lille.
Ao bom resultado dos parisienses, Mónaco, Lyon e Marselha responderam com triunfos. Os monegascos orientados por Leonardo Jardim fizeram a reviravolta frente ao Troyes depois de terem estado a perder por 2-0 para vencerem por 3-0. Em Marselha, a equipa da casa bateu o Saint-Étienne por 3-0. Já o Lyon, com Anthony Lopes a titular, bateu o Amiens com um golo para lá do minuto 90. Houssem Aouar foi o herói de serviço a marcar os dois golos.
Confira a classificação em França
Bayern Munique mais líder, Borussia Dortmund ‘separa-se’ de Peter Bosz
Na Alemanha houve mais do mesmo para Bayen de Munique. Os bávaros continuam a boa campanha somando novo triunfo na Bundesliga e ‘fugindo’ cada vez mais no primeiro lugar. Na 15ª jornada, o Eintracht Frankfurt foi derrotado pela equipa de Jupp Heynckes por 1-0.
Para assistir ainda mais a ‘fuga’ dos bávaros, o RB Leipzig, segundo classificado da Bundesliga, empatou 2-2 com o Mainz. Bruma entrou na segunda parte do encontro.
Já o Borussia Dortmund teve mais uma ronda para esquecer. A equipa do vale do Ruhr perdeu, em casa, com o Werder Bremen por 2-1. O mau momento da equipa já vai em 12 jogos seguidos sem vencer. Desta feita houve um ‘sacrificado’: Peter Bosz. O treinador deixou o comando técnico da equipa.
Comentários