Este artigo tem mais de 12 anos
Os golos portistas surgiram apenas nos instantes finais.
O FC Porto venceu, este domingo, por 0-2, em jogo da 10.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio Axa, na capital do Minho. O primeiro golo foi apontado aos 89 minutos por James Rodríguez e, três minutos depois, foi a vez de Jackson Martínez selar o triunfo que devolveu a liderança ao FC Porto.
Após o triunfo do Benfica frente ao Olhanense no passado sábado, a equipa comandada por Jorge Jesus tinha assumido provisoriamente a liderança da I Liga. Os portistas estavam obrigados a vencer em Braga para voltarem ao primeiro lugar da tabela.
Antes do apito inicial, o SC Braga estava a seis pontos dos Dragões e a nove das águas, estando também proibido de perder pontos para não perder de vista os lugares da frente.
Na equipa titular do FC Porto destacaram-se os regressos do médio Fernando e o lateral Alex Sandro. A entrada do defesa brasileiro “devolveu” Mangala ao centro da defesa, fazendo parceria com o argentino Otamendi.
José Peseiro lançou Ismaily em vez de Elderson na defesa minhota. Ruben Amorim também ficou banco e Mossoró conseguiu uma vaga na equipa titular minhota.
Os Dragões entraram muito fortes no encontro, chegando mesmo a dominar o desafio nos minutos iniciais. Logo aos dois minutos, Otamendi enviou uma bola ao poste da baliza defendida por Beto. Estava dado o primeiro aviso.
Com o decorrer dos minutos no relógio no Estádio Axa, em Braga, a equipa minhota ganhou mais confiança, chegando mesmo a ficar por cima no jogo. No primeiro tempo, os bracarenses tiveram quatro claras oportunidades de golo mas a defesa azul e branca mostrou-se muito atenta, com destaque para o guardião brasileiro Helton.
Aos 21 minutos de jogo deu-se o momento polémico da noite, com um alegado toque de braço de Alex Sandro na área do FC Porto, após remate de Alan. O árbitro Carlos Xistra mandou seguir.
O início da etapa complementar trouxe novamente um SC Braga mais seguro e perigoso, perante um FC Porto que se deparou com muitas dificuldades em fazer “rolar” o seu futebol.
Quando tudo parecia encaminhado para um empate, e consequente entrega de liderança ao Benfica, James Rodríguez surgiu para acalmar os corações azuis e brancos com um golo apontado a um minuto dos 90. Com a equipa de Braga completamente desorientada, Jackson Martínez fez o segundo aos 90+3 minutos.
A vitória na “Pedreira” devolve a liderança do campeonato português ao FC Porto, com os mesmos 26 pontos que o Benfica. SC Braga (17) está mais longe dos lugares da frente.
Comentários