NO dia em que vai defrontar o Sporting pela 34.ª vez na sua carreira, o treinador Jorge Jesus apresenta histórico negativo nos confrontos com os "leões", apesar de ter contrariado a tendência desde que assumiu o comando do Benfica.
Em 25 anos de carreira como treinador - começou no Amora, em 1989 -, Jorge Jesus, que representou o Sporting enquanto futebolista, defrontou o conjunto de Alvalade em 33 ocasiões, divididas por nove clubes diferentes, somando 16 derrotas, 12 vitórias e cinco empates.
Até chegar à Luz, em 2009, o atual técnico benfiquista, de 59 anos, apenas tinha vencido os "leões" por duas vezes, ao serviço de Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09).
Desde então, Jorge Jesus liderou o Benfica em 13 dérbis (10 na I Liga, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal), vencendo 10 e perdendo apenas um, na I Liga 2011/12, no Estádio de Alvalade, depois de se ter estreado com um “nulo”, em 2009/10, também naquele estádio.
A época passada proporcionou três reencontros com os "leões", o primeiro dos quais à terceira jornada, tal como agora, e que terminou com uma igualdade 1-1, em Alvalade, com golos marcados por Montero e Lazar Markovic.
Pouco mais de um mês depois, as "águias" bateram o eterno rival, na Luz, por 4-3, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, antes de novo triunfo caseiro, por 2-0, em fevereiro deste ano, dessa feita na segunda volta do campeonato que viriam a conquistar.
O histórico de Jesus frente aos "verde e brancos" teve início na época 1995/96, ao serviço do Felgueiras, com duas derrotas (0-4 e 0-1), seguindo-se mais dois desaires, na temporada 1998/99, já como técnico do Estrela da Amadora (0-3 e 0-1).
Os primeiros pontos conquistados ao Sporting seriam alcançados precisamente com o clube da Reboleira, na temporada seguinte, com dois empates, antes de novo registo negativo, com sete derrotas consecutivas, ao comando de Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães e União de Leiria.
Depois de mais um empate e três derrotas pelo Belenenses, entre as quais a final da Taça de Portugal 2006/07, o primeiro triunfo chegaria ao 18.º encontro, em fevereiro de 2008, precisamente ao comando dos "azuis", que venceram por 1-0, no Restelo, graças ao golo solitário de José Pedro.
Na única época em que esteve em Braga, Jorge Jesus viria a alcançar a primeira vitória no reduto dos "leões", já depois de ter perdido o jogo da primeira volta, na "Pedreira".
O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a terceira jornada da I Liga, está marcado para este domingo, a partir das 20h00, no Estádio de Alvalade.
Comentários