O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mantém um registo invicto nos confrontos com o homólogo do FC Porto, Paulo Fonseca, em vésperas de se reencontrarem, no clássico da 15.ª jornada da I Liga de futebol.
Foram apenas quatro as partidas que colocaram frente-a-frente os dois técnicos, todas elas disputadas na temporada passada, quando Fonseca orientava o Paços de Ferreira.
O melhor que o antigo técnico pacense alcançou foi uma igualdade, na Taça de Portugal, precisamente na última partida em que ambos se defrontaram.
Em abril do ano passado, os “castores” deslocaram-se ao Estádio da Luz para disputar a segunda mão das meias finais da prova "rainha", mas o golo tardio de Cícero, em resposta ao tento inaugural de Cardozo (1-1), acabaria por se revelar insuficiente, dada a vitória benfiquista (2-0) na primeira mão.
Além da disputa por um lugar na final do Jamor, os dois treinadores defrontaram-se igualmente em dois encontros da I Liga 2012/13, primeiro na Capital do Móvel e, mais tarde, em Lisboa.
Logo à quinta jornada, as "águias" alcançaram uma vitória tangencial (2-1) no terreno do surpreendente Paços de Ferreira, graças a um "bis" de Lima, antes de somarem novo triunfo, em fevereiro do ano passado, dessa feita por esclarecedores 3-0, na Luz.
No entanto, a história comum de Jorge Jesus e Paulo Fonseca não se resume somente aos confrontos enquanto treinadores, já que o técnico do Benfica orientou o técnico do FC Porto durante pouco mais de um ano, no Estrela da Amadora, entre 2002 e 2003.
De resto, no final da época passada, ainda ao comando do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca confessaria a admiração pelo seu antigo treinador, revelando que Jorge Jesus e o francês Arsène Wenger eram as suas referências.
Benfica e FC Porto disputam o primeiro clássico de 2014 no domingo, às 16h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.
Comentários