Depois da vitória do FC Porto no clássico deste último domingo, Sérgio Conceição já é detentor de um registo único: O técnico portista venceu o técnico do Sporting, Rúben Amorim, nos últimos cinco confrontos diretos, três deles já na presente temporada, e está invicto há oito jogos.

No total, o líder dos dragões ostenta seis triunfos, contra três do responsável máximo pela formação leonina, que, desde que chegou ao clube de Alvalade, só logrou ganhar por uma vez aos azuis e brancos, em 11 encontros.

Esta temporada, as contas são fáceis de fazer: Os dragões venceram por 3-0 na primeira volta do campeonato, por 2-0 na final da Taça da Liga, e por 2-1 agora no clássico em Alvalade, depois de já terem triunfado nos dois últimos embates de 2021/22, ambos para as meias-finais da Taça de Portugal (2-1 em Alvalade e 1-0 no Dragão).

Evanilson, na primeira parte, e penáltis de Uribe e Galeno, na segunda, carimbaram o primeiro triunfo do FC Porto em 2022/23, enquanto, no segundo, Stephen Eustáquio e Marcano selaram em Leiria a primeira vitória dos dragões na Taça da Liga. Neste último confronto, foi Uribe e Pepê a dar a vitória à formação visitante.

Na época passada, nos jogos da Taça de Portugal, Taremi, de penálti, e Evanilson viraram na segunda parte o tento inaugural de Sarabia, na casa dos leões, e, no Dragão, Toni Martínez carimbou o passaporte portista para a final da Taça.

O técnico azul e branco também não perdeu nenhum dos três duelos anteriores, que terminaram empatados, a zero na ronda 21 de 2020/21, a um na quinta de 2021/22, e a dois na 22.ª do campeonato conquistado pelos dragões.

Para encontrar a única vitória de Rúben Amorim ao comando do Sporting face a Conceição é preciso recuar a 19 de janeiro de 2021, dia em que os leões se impuseram por 2-1 em Leiria, nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21.

O maliano Moussa Marega, com um golo aos 79 minutos, ainda deu vantagem aos azuis e brancos, mas, na parte final, Jovane Cabral, que tinha entrado aos 78, deu a volta ao jogo, com um bis, assinado com tentos aos 86 e 90+4.

Antes deste embate, Conceição começou da melhor maneira os duelos com Amorim, já que o triunfo caseiro por 2-0 em 15 de julho de 2020, com golos de Danilo (64 minutos) e Marega (90+1), selou o 29.º título dos portistas.

No segundo encontro, na quarta ronda da I Liga 2020/21, registou-se uma igualdade a dois golos, em Alvalade, onde o FC Porto virou de 1-0 para 2-1, mas sofreu o empate pelo suplente argentino Luciano Vietto, que marcou aos 87 minutos.

Se tem um registo muito negativo face a Conceição, e FC Porto, desde que chegou ao Sporting, Rúben Amorim esteve em grande nos dois embates que fez ao comando do Sporting de Braga, já que venceu ambos, no espaço de uma semana.

Em 17 de janeiro de 2020, os arsenalistas impuseram-se por 2-1 em pleno Dragão, na ronda 17 de 2019/20, com golos de Fransérgio e do agora leão Paulinho, que decidiu o encontro, aos 75 minutos. Soares marcou, aos 58, o tento dos portistas, que desperdiçaram duas grandes penalidades.

Oito dias depois, os dois técnicos reencontraram-se na final da Taça da Liga, disputada em Braga, onde, quando tudo apontava para uma decisão por penáltis, Ricardo Horta deu a vitória (1-0) aos arsenalistas, já aos 90+5 minutos.

Conceição já virou, porém, a seu favor o histórico dos confrontos com Amorim, sendo que também manda no duelo de sempre com o Sporting, com dez vitórias, contra seis derrotas e um empate em golos marcados (32-32).

Desde que chegou ao FC Porto, o ex-jogador de portistas, Parma, Lazio e Inter Milão tem sido esmagado face aos leões: em 21 encontros, ganhou dez, empatou nove e perdeu apenas dois (28-16 em golos).

O que esperar de um possível 14º duelo entre os dois técnicos?