O Benfica está embalado para a conquista do campeonato, que lhe foge há três épocas. Os encarnados reforçaram a primeira posição após a 25.ª jornada, agora com dez pontos de vantagem sobre o FC Porto, o principal perseguidor. Esta é a primeira vez que o Benfica tem uma vantagem tão grande na liderança da I Liga, desde que a vitória vale três pontos (desde 1995/96).
Na última ronda a equipa de Roger Schmidt goleou o Vitória Sport Clube na Luz por 5-1 e aproveitou o empate do FC Porto na deslocação ao terreno do Braga para aumentar a vantagem. O Sporting só joga com o Gil Vicente nesta 25.ª ronda em abril.
A equipa da Luz lidera a I Liga com 68 pontos, mais 10 que o FC Porto, segundo colocado. O SC Braga é terceiro com 56, o Sporting tem 50 mas menos um jogo.
De recordar que os dois primeiros colocados da I Liga têm entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, o terceiro colocado irá disputar duas eliminatórias para também tentar entrar na liga milionária.
Benfica: clássico na Luz, dérbi em Alvalade e receção ao Braga
Dos quatro candidatos, o Benfica é quem tem o calendário mais complicado. Além de Sporting, os encarnados são a única equipa nacional ainda nas provas da UEFA e com fortes possibilidades de chegar à final da Liga dos Campeões.
Além dos nove jogos que ainda lhe faltam na I Liga, a equipa de Roger Schmidt poderá ter de fazer mais cinco jogos, todos na Liga dos Campeões: a eliminatória dos quartos de final diante do Inter Milão, onde tem fortes possibilidades de passar para enfrentar o vencedor do Nápoles-AC Milan nas meias-finais. Passando estas duas rondas, estará na final.
Depois da pausa para os jogos das seleções, o Benfica joga fora com o Rio Ave. Um jogo que acontece antes das receções ao FC Porto, no clássico dos clássicos em Portugal, e ao Inter Milão, na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.
Até ao final da época, além do FC Porto, as Águias recebem ainda na Luz o Estoril, o SC Braga e o Santa Clara. Os líderes da I Liga vão ainda aos terrenos de Sporting, Portimonense, Gil Vicente e GD Chaves, além de defrontarem fora o Rio Ave.
FC Porto: clássico na Luz é saída mais complicada
A deslocação ao terreno do Benfica, na 27.ª ronda, é o encontro mais complicado para os atuais campeões nacionais até ao final da I Liga. Ainda fora de portas, a equipa de Sérgio Conceição medirá forças com o Paços de Ferreira, o Arouca e o Famalicão. No Dragão, os azuis e brancos vão receber Portimonense, Santa Clara, Boavista, Casa Pia e Vitória Sport Clube.
Além dos jogos da I Liga, há que contar com, pelo menos, mais dois, das meias-finais da Taça de Portugal, diante do Famalicão. Se passar essa ronda, o FC Porto defrontará na final no Jamor o vencedor do Nacional-SC Braga.
Braga: deslocação à Luz é a saída mais difícil
Tal como o FC Porto, o Braga é o único dos grandes que ainda está na Taça de Portugal. Os minhotos medirão forças com o Nacional da Madeira nas meias-finais, a duas mãos, e tem as portas abertas para a final, onde deverão defrontar o FC Porto, se os Dragões afastarem o Famalicão.
No campeonato, restam nove jogos ao Braga para tentar chegar ao segundo lugar, ou manter o terceiro, embora o 1.º posto não seja de descartar. No regresso do campeonato, os arsenalistas jogarão fora com o GD Chaves.
Casa Pia, Benfica e Boavista são os outros jogos fora da Pedreira até ao final. Os comandados de Artur Jorge recebem em casa Estoril, Gil Vicente, Portimonense, Santa Clara e Paços de Ferreira.
Sporting: receção ao Benfica marca calendário leonino
O Sporting é a equipa com mais jogos por realizar, em virtude do adiamento do seu encontro com o Gil Vicente, da 25.ª jornada da I Liga. Até ao final da prova, o jogo mais complicado dos leões será a receção ao Benfica, na 33.ª ronda.
Além do arquirrival lisboeta, a equipa de Amorim terá Santa Clara, Arouca, Famalicão e Marítimo em casa. Fora de portas, os verde e brancos medem forças com Casa Pia, Vitória Sport Clube, Paços de Ferreira e Vizela, além do duelo com os gilistas, que foi adiado para 05 de abril.
Os leões terão ainda, pelo menos, mais dois jogos na Liga Europa, prova onde vão defrontar a Juventus nos quartos de final. Se eliminar os italianos, a equipa de Rúben Amorim terá pela frente o vencedor do Manchester United-Sevilha. Ou seja, também poderá ter de fazer mais cinco jogos, tal como o Benfica.
Calendário do Benfica até ao final da I Liga
Casa
FC Porto (27.ª)
Estoril (29.ª)
SC Braga (31.ª)
Santa Clara (34.ª)
Fora
Rio Ave (26.ª)
GD Chaves (28.ª)
Gil Vicente (30.ª)
Portimonense (32.ª)
Sporting (33.ª)
Calendário do FC Porto até ao final
Casa
Portimonense (26.ª)
Santa Clara (28.ª)
Boavista (30.ª)
Casa Pia (32.ª)
Vitória Sport Club (34.ª)
Fora
Benfica (27.ª)
Paços Ferreira (29.ª)
Arouca (31.ª)
Famalicão (33.ª)
Calendário do SC Braga até ao final
Casa
Estoril (27.ª)
Gil Vicente (28.ª)
Portimonense (30.ª)
Santa Clara (32.ª)
Paços Ferreira (34.ª)
Fora
GD Chaves (26.ª)
Casa Pia (29.ª)
Benfica (31.ª)
Boavista (33.ª)
Calendário do Sporting até ao final
Casa
Santa Clara (26.ª)
Arouca (28.ª)
Famalicão (30.ª)
Marítimo (32.ª)
Benfica (33.ª)
Fora
Gil Vicente (25.ª)
Casa Pia (27.ª)
Vitória Sport Club (29.ª)
Paços Ferreira (31.ª)
Vizela (34.ª)
*Artigo corrigido e atualizado
Comentários