O FC Porto teve uma entrada em falso no campeonato, com duas derrotas contra Paços de Ferreira e Marítimo, e um empate contra o Sporting. Em entrevista ao jornal O Jogo, Pepe lamenta o pouco tempo que a equipa teve para trabalhar, mas nota que isso não pode ser usado como desculpa.

"Jogar de três em três dias é difícil, e o futebol tem um ritmo cada vez mais alto, mas isso não é desculpa. Tento passar aos meus companheiros que os jogos que antecedem a Liga dos Campeões ou uma paragem de seleções são sempre muito difíceis. Temos de encaixar isso o mais rapidamente possível para continuar numa boa série e manter o nível que o treinador nos pede", disse o central.

"Há muitos jogadores que estão a viver isso [chamadas à seleção] e outros não tinham essa possibilidade e agora têm porque o FC Porto lhes deu essa hipótese. Por isso, falamos muitos vezes que quando saímos de uma competição para a outra temos de mudar o chip, porque cada competição exige de nós diferentes situações e temos de encaixar isso o mais rapidamente possível, para podermos continuar numa boa série, não sofrer tantos golos e manter o nível que o nosso treinador nos pede", acrescentou.

O capitão do FC Porto acredita que o facto de o Sporting não jogar nas provas europeias pode ser vantajoso para o plantel às ordens de Rúben Amorim.

"O Sporting sempre foi uma equipa que é candidata aos títulos. Nunca menosprezámos o Sporting. Poderão ter vantagem por terem uma semana completa para preparar o seu jogo. Nós temos de estar sempre em cima de cada jogo. Isso é difícil, muitas vezes chegamos a um jogo ainda em fase de recuperação do anterior", defende.

"É por isso que estamos num clube tão grande como o FC Porto, é sinal que ganhámos títulos, que a exigência é máxima. Não é demérito, pelo contrário, é mérito nosso. Mostrámos que merecíamos ganhar e os vencedores devem ser realçados, porque jogar de três em três dias não é para todos. Mas o Sporting, para mim, sempre foi um forte candidato", justifica.