A Primeira Liga portuguesa é o campeonato do futebol europeu onde o cartão vermelho é mais exibido por jogo: uma média de 0,37 cartões vermelhos foram mostrados por jogo entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. É esta a conclusão de mais um estudo do CIES Footbal Observatory.

Desta feita, o estudo incide sobre cartões amarelos e vermelhos, faltas e tempo de desconto em 71 Ligas espalhadas por todo o mundo, entre elas os dois escalões profissionais do futebol português. O estudo mostra grandes diferenças entre as várias Ligas em termos de todos os indicadores considerados, refletindo diferentes formas de interpretação do jogo tanto por parte dos jogadores, como dos árbitros, explica o CIES.

Por comparação, e olhando apenas para campeonatos do continente europeu, entre as principais Ligas é a Liga espanhola aquela que mais se aproxima da Primeira Liga portuguesa (0,31 cartões vermelhos por jogo), com a Premier League inglesa, por exemplo, a ter uma média de apenas 0,15 cartões vermelhos por jogo). Em termos globais, entre todas as Ligas analisadas pelo estudo a nível mundial, a liderança em termos de cartões vermelhos por jogo pertence à Bolívia (0,61), seguida dos escalões principais de Peru, Chile, Emirados Árabes Unidos, Paraguai e Argentina. Ou seja, cinco dos seis campeonatos onde há mais cartões vermelhos são sul-americanos.

No que a cartões amarelos diz respeito, em termos de campeonatos do continente europeu, Portugal volta a estar na frente. Desta feita a Primeira Liga só aparece no segundo lugar (5,37 amarelos por jogo), mas à sua frente está...a Segunda Liga (5,42 cartões amarelos por jogo). Só a Serie B italiana, a Primeira Liga grega e a Liga búlgara se aproxima destes números. Em contraste, por comparação, a Primeira Liga neerlandesa (Eredivise) é aquela em que são mostrados menos amarelos (3,05 por jogo, apenas). A nível mundial, o domínio volta a ser de campeonatos sul-americanos: Uruguai (6,07 amarelos por jogo), Bolívia (5,94) e Brasileirão (5,59). Aliás, à frente dos dois campeonatos profissionais de Portugal só estsão mesmo competições da América do Sul.

Quanto ao número de faltas por jogo, a Primeira Liga portuguesa deixa de liderar no que a campeonatos do continente europeu diz respeito. À sua frente surgem a Primeira Liga Sérvia (29,99 faltas por jogo), a Primeira Liga grega e a do Cazaquistão. No quarto lugar desse 'ranking' encontramos a Segunda Liga portuguesa (28,7 faltas por jogo), com a Primeira Liga a surgir no oitavo posto (27,46 faltas por jogo). Ainda assim, bem à frente de todas as Ligas do chamado 'Top 5', onde os valores variam entre as 25.65 faltas por jogo na La Liga e as 22,12 faltas por jogo da Premier League.

Por fim, olhando para o tempo de descontos, é curioso perceber que, apesar de ser uma das que menos faltas cometidas tem por jogo, a Premier League inglesa é a segunda Liga europeia entre todas as analisadas pelo estudo que mais minutos de desconto tem, em média, por jogo (11 minutos em média na soma das duas partes). À sua frente só a Segunda Liga Turca, com 11:05 minutos. A Primeira Liga portuguesa aparece no sexto lugar do ranking, com um total de 10:07 minutos de desconto por jogo, em média. À sua frente, para além da Segunda Liga turca e da Premier League inglesa, curiosamente, só estão mais a Primeira Liga turca e dois campeonatos secundários de Inglaterra.