A transição de uma época para a outra é sempre marcada por incertezas relativamente a entradas e saídas. O SC Braga está a viver esse período e pairam dúvidas, especialmente, sobbre o futuro de quatro atletas, que rodaram noutras equipas em 2023/24: André Horta, Gorby, Rodrigo Gomes e Tiago Esgaio.

O caso mais perto da resolução é mesmo o de Rodrigo Gomes. O ala aproveitou da melhor maneira o empréstimo ao Estoril para se afirmar como uma opção de qualidade para a posição de lateral ofensivo, tendo contribuído com nove golos e oito assistências, em 36 jogos pelos canarinhos. Os números do jovem, de 20 anos, chamaram a atenção do Atlético de Madrid, que parece disposto a pagar 15 milhões de euros pelo seu passe e o negócio está a progredir bem.

André Horta foi surpreendentemente emprestado ao Olympiacos na segunda metade da temporada e está pendente dos gregos pagarem a cláusula de opção de compra, fixada nos seis milhões de euros. Aos 27 anos, ainda participou em 21 jogos, nos quais marcou dois golos e fez três assistências, tendo ganho a Liga Conferência.

Já Tiago Esgaio, de 28 anos, cumpriu o terceiro empréstimo seguido ao Arouca e foi um dos titulares absolutos, jogando em 35 partidas. A idade avançada para um jogador de futebol, faz prever que a venda não seja um negócio muito rentável, mas pode ser a única solução, uma vez que mais um empréstimo também não favorece as intenções do SC Braga.

Por fim, Gorby Baptiste, de 21 anos, aproveitou a primeira época fora de Braga para somar minutos e experiência, tendo atuado em 36 jogos pelo Paços de Ferreira, com direito a dois golos e uma assistência. O médio defensivo pode ter oportunidade de impressionar Daniel Sousa na pré temporada, mas caso não o consiga, deve voltar a rodar noutro emblema, embora talvez já esteja pronto para a Primeira Liga.

Estes são os casos prioritários da SAD minhota, que deverão conhecer os respetivos desfechos nas próximas semanas.