E eis que chega o dérbi dos dérbis. O Benfica recebe, esta sexta-feira, o Sporting na ronda 13 da Primeira Liga, naquele que será o 328.º embate entre as duas formações. Na Luz, realizaram-se 155 partidas entre as duas formações, com 85 vitórias para o Benfica, 37 empates e 33 triunfos para os leões.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

A nível de golos as águias também lideram com 550 golos contra 498 do Sporting. Os leões têm conseguido equilibrar o históricos de confrontos na terceira década dos anos 2000 e levam a melhor com sete triunfos, conta quatro - 26 golos marcados contra 22 - mais quatro empates - num total de cerca de 16 jogos.

Recordemos portanto os últimos 10 jogos entre Benfica e Sporting

A época foi particularmente emotiva no que aos dérbis diz respeito, estando em causa a atribuição de vários títulos. O de maior importância foi mesmo o que fechou a 34.ª jornada. Foi em plena Luz, que o Sporting garantiu praticamente o bicampeonato, com um empate, com as duas equipas em condições de chegar de praticamente assegurarem o primeiro lugar. Francisco Trincão adiantou o Sporting e Karem Akurkoglou empatou a contenda. Apenas duas semanas volvidas, as duas equipas voltariam a medir forças, desta feita na final da Taça de Portugal: o Benfica liderou até aos descontos, depois de um tento Kokçu. Contudo, já nos descontos, Viktor Gyokeres empatou na marcação de um grande penalidade (90+5). No prolongamento, os leões resolveram a contenda , com tentos de Harder e Trincão. Se a temporada terminou com sabor 'amargo' para as águias, recomeçou da melhor forma, com o triunfo na Supertaça por 1-0, no Algarve. Pavlidis marcou o único golo do encontro ao minuto 50.

Em janeiro deste ano, Benfica e Sporting mediram forças no primeiro encontro decisivo do ano, desta feita, na final da Taça da Liga. Schjelderup abriu o marcador ao minuto 29´, mas ainda na primeira parte, o inevitável Viktor Gyokeres, empatou as contas de grande penalidade. Após o empate no final do tempo regulamentar, as águias levaram a melhor nas grandes penalidades, por 6-7. Há pouco mais de um ano atrás - no dia 29 de dezembro - o Sporting tinha-se imposto em Alvalade frente ao grande rival, no jogo de estreia de Rui Borges. Geny Catamo apontou o tento decisivo.

Nos cinco embates anteriores, o Sporting venceu dois dos duelos, o Benfica um, a que se juntam dois empates. Na jornada 28 - de 23/24 - Geny Catamo voltou a ser o 'carrasco' das águias, ao bisar no triunfo por 2-1 em Alvalade, com Alexander Bah a marcar para as águias. Na Taça de Portugal, o Sporting levou a melhor nas 'meias-finais', no conjunto das duas mãos. Os verdes e brancos começaram por vencer a primeira mão por 2-1 (tentos de Pedro Gonçalves e Gyokeres) e um mês depois empataram a duas bolas na Luz (2-2 - marcaram Nicolás Otamendi e Rafa Silva para o Benfica e Morten Hjulmand e Paulinho para o Sporting).

Nos dois embates anteriores, o Benfica - também em 23/24 - bateu o Sporting por 2-1, num jogo carregado de emoção e em que os encarnados deram a volta ao marcador no período de compensação. Viktor Gyokeres colocou os leões em vantagem (45´), mas João Neves (90+4) e Casper Tengstedt (90+8) decidiram o clássico a favor do conjunto encarnado.

Em 22/23, o Sporting recebeu e empatou com o Benfica a duas bolas na jornada 33 do campeonato. O encarnados tinham a possibilidade de conquistar o título na casa do rival, mas o máximo que conseguiram foi empatar, depois de terem estado a perder por 2-0: Francisco Trincão (39m) e Diomande (44m) adiantaram os leões, mas já na segunda parte Aursnes (71m) e João Neves (90+4) empataram a contenda.

Feitas as contas aos últimos 10 jogos: o Sporting venceu quatro vezes, o Benfica duas, mas o resultado mais frequente foi mesmo empate, registado quatro ocasiões.

O Benfica recebe o Sporting a partir das 20h15 no estádio da Luz.