Terminada a época, é hora de preparar a próxima, de forma a cumprir os objetivos. Os principais clubes portugueses continuam a trabalhar afincadamente na construção dos planteis para a época que arranca em finais de junho.

O mercado de transferências vai sendo inundado de especulações e muitos rumores mas, para já, nenhum negócio bombástico.

Benfica

Nos campeões nacionais são as saídas que vão fazendo as manchetes da imprensa. Lema, central que esteve emprestado ao Peñarol, pode nem voltar à Luz. O emblema do Uruguai quer continuar com o central argentino mas os 2,7 milhões de euros pedidos pelo Benfica é um preço demasiado alto para o Peñarol.

João Félix é um dos nomes mais falados para deixar o Benfica. O jovem avançado de 20 anos tem muito mercado, muitos 'tubarões' europeus interessados, mas os 120 milhões de euros pedidos pelos 'encarnados' podem ser uma entrave.

Também hoje os 'encarnados' receberam a notícia da venda de Luka Jovic ao Real Madrid. O Benfica vai encaixar 20 por cento dos 60 milhões que o Eintracht Frankfurt vai receber pelo avançado de 21 anos.

O Benfica já se prepara para perder Grimaldo esta época. Leonardo Koutris, lateral de 23 anos do Olympiacos, é um dos alvos para preencher a vaga do espanhol, que pode sair para o Nápoles.

Saponjic quer deixar o Benfica, depois de não ter tido oportunidades na equipa principal. O avançado sérvio de 21 anos leva 16 golos em 78 jogos nas equipas secundárias dos 'encarnados'.

André Carrillo pode render 15 milhões de euros ao Benfica. O extremo está emprestado ao Al-Hilal da Arábia Saudita, que já mostrou interesse em ficar com o peruano a título definitivo.

FC Porto

Os 'dragões' são aqueles que mais necessidades têm neste defeso, uma vez que vão perder vários jogadores (vendas, final de contrato). Conceição vai continuar no comando da equipa mas, até hoje, ainda não há qualquer contratação.

A imprensa argentina dá conta de uma proposta de 5,5 milhões do FC Porto por Renzo Saravia, lateral direito de 25 anos do Racing Avellaneda e que está convocado pela Argentina para a Copa América. Os 'dragõões' terão de subir a parada para garantir um dos jogadores mais cobiçados do futebol argentino.

Juninho Capixaba, lateral esquerdo brasileiro do Grêmio, também foi dado como certo nos 'dragões mas Romildo Bolzan, presidente do emblema de Porto Alegre, nega qualquer contacto. Romildo Bolzan também negou qualquer proposta do FC Porto pelo avançado Luan.

Aos 'dragões' também foi apontado o guarda-redes Jean Butez. O jovem de 23 anos defende a baliza do Mouscron, da Bélgica, mas metade do passe pertence ao Lille. ABola fala num negócio que poderá ser feito por três milhões de euros.

Sporting

Os 'leões' continuam a 'arrumar a casa'. Mattheus Pereira brilhou no Nuremberga e tem pretendentes na Alemanha mas também em Inglaterra. O extremo brasileiro de 23 anos pode render 10 milhões aos cofres de Alvalade.

Francisco Geraldes é outro jogador que está na porta de saída de Alvalade. O médio não conta para Marcel Keixer e o Sporting irá tentar encontrar uma solução que agrada a todas as partes. O AEK da Grécia, que vai ser treinado por Miguel Cardoso, é um dos clubes interessados no jogador.

Carlos Mané, que esteve cedido ao Estugarda, e Gelson Dala, emprestado ao Rio Ave, são outros jogadores que poderão deixar Alvalade neste mercado de verão. O AEK mostrou interesse também nestes dois jogadores.

Outros emblemas

O Marítimo oficializou a contratação do treinador Nuno Manta Santos, para ocupar o lugar de Petit.

Tiago Fernandes, que orientou o Sporting e o Desportivo de Chaves em 2018/2019, vai treinador o Estoril, da II Liga, na próxima época.

O Desportivo das Aves, de Augusto Inácio, continua a preparar a próxima época. Esta terça-feira confirmou a contratação de Mohamed Touré, extremo de 22 anos que atuava na AD Oliveirense, da Série A do Campeonato de Portugal.

O Santa Clara oficializou as saídas de Minhoca e Serginho.

Ícaro, ex-Tondela, foi oficializado como reforço do Feirense, que viu partir Philipe Sampaio não renova. O emblema de Santa Maria da Feira vai atacar a Segunda Liga.