A SAD do Benfica convocou para 28 de novembro a assembleia geral (AG) de acionistas, para votar o relatório e contas do exercício 2012/13 bem como aprovar uma declaração sobre a política de remuneração dos órgãos de administração.

Em comunicados hoje enviados ao regulador dos mercados de capitais, a CMVM, a SAD do Benfica indica que a agenda de trabalhos terá quatro pontos: «apreciar e deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício de 2012/2013»; «deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados»; «proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade» e "proceder à aprovação da declaração sobre a política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e de fiscalização".

Só terão direito a participar na AG os titulares de pelo menos 50 ações da sociedade, que correspondem a um voto.

No exercício 2012/2013, o Benfica SAD teve prejuízos consolidados de mais de 10,39 milhões de euros, pelo que o conselho de administração da sociedade propõe, no ponto 2 da ordem de trabalhos, que «sejam transferidos para resultados acumulados».

Já no ponto 4 dos trabalhos, o Sport Lisboa e Benfica - titular da totalidade das ações de Categoria A representativas do capital social da SAD do Benfica – pede aos acionistas que aceitem um conjunto de critérios para fixar as remunerações dos membros do Conselho de Administração.

A «ponderação relativa de cada um dos critérios» cabe a uma Comissão de Remunerações, que o Benfica propõe que seja constituída por três acionistas: o Sport Lisboa e Benfica, o Sport Lisboa e Benfica, SGPS, SA e o acionista Rui Gomes da Silva.