O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) manifestou hoje a sua solidariedade com as vítimas dos incêndios em Portugal e procedeu à entrega de bens alimentares aos Bombeiros Voluntários de Mafra e Ericeira.
Esta manhã, o delegado do SJPF, Anselmo Cardoso, e o jogador João Vilela, estiveram junto das corporações dos Bombeiros Voluntários de Mafra e da Ericeira, regiões afetadas pelos incêndios que voltaram a assolar Portugal de forma devastadora, para entregar águas e barras de cereais.
O SJPF endereçou, ainda, as mais sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas dos incêndios, mostrou-se disponível para ajudar no que for necessário e deixou uma palavra de esperança e força aos que continuam a lutar pela vida e pelos seus bens.
As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 32 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.
Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.
Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.
Comentários