A venda de Enzo pelo Benfica ao Chelsea foi a 7.ª mais rentável no mundo do futebol desde 2014. É essa a conclusão de um estudo do CIES - Football Obsevatory.

O referido estudo olha para as mais-valias feitas pelos clubes com jogadores não oriundos das respetivas academia de formação e contratados e transferidos entre 2014 e 2023 e é liderado pelo Lille, com Benfica e Sporting no Top-10.

E, no que toca aos jogadores não provenientes dos respetivos escalões jovens que maior lucro deram aos clubes que os contrataram e depois venderam, há também um jogador do Benfica no Top-10. Trata-se de Enzo Fernández, que ofereceu às águias um lucro de 73 milhões de euros, diferença entre o valor total pago pelo clube da Luz ao River Plate pela compra do passe do internacional argentino e o valor recebido, depois, pela venda do centrocampista ao Chelsea.

O lucro proporcionado por Enzo ao Benfica, ainda assim, fica bem longe do nome que surge no topo da lista: Ousmane Dembélé, com quem o Borussia Dortmund lucrou 117 milhões de euros. No pódio surgem ainda Moisés Caicedo e Jude Bellingham, que 'ofereceram' respetivamente a Brighton e Dormtund (os germânicos têm, desta forma, dois jogadores no top-3 dos mais rentáveis) 101 milhões de euros cada.

Os dez jogadores mais rentáveis na última década