O Sporting somou mais uma vitória pela margem mínima na I Liga, ao bater o V.Guimarães por 1-0 no Estádio José Alvalade. Pelo segundo jogo consecutivo, o inevitável Sebastián Coates marcou o golo que valeu mais três pontos aos leões e a subida à liderança da classificação, em igualdade pontual com o FC Porto.
Os atuais campeões nacionais entraram em campo já a saber o resultado dos rivais, com o empate do Benfica na deslocação ao Estoril (muito festejado antes do apito final em Alvalade) a permitir aos 'leões', em caso de triunfo, ultrapassarem as 'águias e seguirem a par dos 'dragões' na liderança. Um triunfo que, com um golo solitário a meio da primeira parte, surgiu mesmo.
Guarda-redes a brilharem nos minutos iniciais
A primeira situação de golo surgiu aos cinco minutos. Desmarcado pela esquerda, Sarabia entrou na grande área contrária e tentou servir Pedro Gonçalves. A bola sobrou mesmo para o melhor marcador da I Liga da temporada passada que, contudo, na cara de Bruno Varela permitiu a defesa do guarda-redes visitante.
Mas o Vitória não se limitava a defender. Longe disso. E, aos dez minutos ameaçou, e de que maneira, a baliza do Sporting. No seguimento de um livre, a bola sobrou para o pé esquerdo de Handel que, à entrada da grande área, tentou um remate colocado ao qual Adán respondeu com uma grande defesa. Uma grande intervenção dos guarda-redes para cada lado e o equilíbrio a pautar o arranque da partida.
Sporting aperta cerco e marca...pelo homem do costume
A partir do quarto de hora, o Sporting, talvez alertado por esse aviso do adversário, tomou conta do encontro e instalou-se no meio-campo vimaranense. Porro ameaçou com um cruzamento remate que Varela defendeu para canto e aos 27 minutos Pedro Gonçalves colocou mesmo a bola no fundo das redes, mas havia posição irregular de Pablo Sarabia no início da jogada e o golo foi invalidado.
Adivinhava-se o golo dos 'verdes e brancos', que surgiu mesmo à passagem do minuto 31, numa jogada a papel químico de tantas que o Sporting já fez esta época. Pontapé de canto batido para a grande área contrária, desvio de Paulinho ao primeiro poste e Coates a aparecer, fulgurante, a cabecear para o fundo das redes. O V.Guimarães tentou reagir e Bruno Duarte, desmarcado por um excelente passe de calcanhar de Markus Edwards, rematou cruzado, ligeiramente ao lado.
Em cima do intervalo o Sporting ainda voltou a colocar a bola no fundo das redes, desta feita por Sarabia, mas o atacante espanhol estava em posição irregular.
Segunda parte arranca com falhanço incrível
Logo a abrir o segundo tempo o Sporting podia ter voltado a marcar. Lance de insistência pela direita, cruzamento de Pedro Gonçalves e a bola chegou ao segundo poste onde Matheus Nunes, com tudo para marcar, atirou ao lado.
O 2-0 não surgiu e o Vitória conseguiu equilibrar as operações, dividindo mais o jogo e surgindo mais vezes com a bola controlada no meio-campo do Sporting sem, contudo, conseguir ameaçar Adán e era a turma da casa que continuava a ser a mais perigosa. Os minutos, porém, iam passando sem que o resultado se alterasse e, apesar de o Sporting parecer ter tudo controlado, começava a sentir-se alguma ansiedade a crescer em Alvalade.
Oportunidades nas duas balizas, Vitória pressiona mas resultado não muda
Percebeu-se porquê pouco depois, com os visitantes a ficarem muito perto do empate. Edwards ganhou vários ressaltos na grande área adversária, a bola sobrou para André Almeida e este, em excelente posição, rematou a rasar a barra.
O Sporting respondeu e também criou muito perigo. Acabado de entrar, Nuno Santos cruzou com conta, peso e medida, mas Paulinho cabeceou ligeiramente ao lado. Estava dado o mote para uns minutos finais de incerteza quanto ao desfecho do jogo.
Já perto do minuto 80, só por acaso a bola não entrou na baliza de Adán, lance confuso já na pequena área, depois de um cruzamento tenso da esquerda, Estupiñan desviou, o guarda-redes espanhol travou o esférico e, quase em cima da linha, Coates tirou da zona de perigo. Os vimaranenses acabaram mesmo o jogo a encostar o Sporting à sua grande área, mas o resultado não sofreu mais alterações.
Com o triunfo, o sexto consecutivo do Sporting no conjunto de todas as competições, os 'leões' somam agora 26 pontos, tantos como o FC Porto, com quem partilham a liderança, ultrapassando o Benfica, que soma 25.
Comentários