O Sporting recebeu e venceu o Portimonense no Estádio de Alvalade, por 3-2, na noite desta quarta-feira, em jogo da 16ª jornada da I Liga. A vitória foi consagrada com um hat-trick de Paulinho, que carimbou a reviravolta dos leões, que estiveram a perder mais de 40 minutos.
A jogar em casa, a equipa de Rúben Amorim somou a 11.ª vitória seguida na prova, quinta em todas as competições, e vai passar a noite sozinha no comando do campeonato, com três pontos de vantagem sobre o FC Porto e sete sobre o Benfica - que se encontram na quinta-feira, no 'clássico' que fecha a ronda, no Estádio do Dragão.
O primeiro remate de destaque surgiu por intermédio de João Palhinha que, de longe, tentou a sua sorte, mas viu Samuel Portugal segurar a bola sem grandes dificuldades. No entanto, o primeiro lance de perigo deste Sporting-Portimonense aconteceu graças a Shoya Nakajima. O japonês armou um tiro do meio da rua e obrigou Adán a uma grande defesa, ficou o alerta aos leões.
Pouco depois o Sporting respondeu com um cruzamento de Pedro Gonçalves para Pablo Sarabia, que à boca da baliza tentou o desvio à meia-volta, mas acabou por atirar por cima.
E como quem não marca sofre, aos 21 minutos de jogo, o Sporting sofreu o primeiro golo. Fabrício preparava-se para responder a um cruzamento de Fali Candé, quando Matheus Reis tentou o corte e acabou por encostar para dentro da própria baliza.
Numa boa reação ao golo sofrido, o Sporting esteve perto do intervalo em algumas ocasiões. Na mais perigosa delas, Pedro Gonçalves arrancou em direção à baliza do Portimonense, viu Samuel adiantado e tentou o remate de fora da área, mas o guarda-redes ainda conseguiu agarrou a bola.
A fechar a primeira parte Nuno Santos ainda tentou a sua sorte. O avançado leonino atirou cruzado, viu a bola sair com perigo, mas o lance acabaria por ser interrompido por fora de jogo. Com isto, as equipas recolheram aos balneários com 1-0 no marcador.
A segunda parte arrancou com uma bola oportunidade para o Sporting. Na sequência de um remate de Ricardo Esgaio após passe atrasado de Sarabia, a bola sofreu um desvio e passou a rasar o poste. Samuel estava batido, mas a bola saiu ao lado.
No entanto, o Portimonense não se deixou ficar e, num contra-ataque rápido, Nakajima tentou lançar Fabrício, mas o passe foi curto e Palhinha chegou primeiro à bola. Mas, aos 57 minutos, a muralha algarvia sofreu um duro golfe com a expulsão do capitão Pedro Sá, que viu o segundo amarelo do encontro, e deixou os homens de Paulo Sérgio com apenas dez unidades.
Pouco depois, Coates esteve perto de conseguir o empate, mas viu Pedrão roubar-lhe a oportunidade. Nuno Santos cruzou para Sarabia, este passou ao capitão dos leões que estava em excelente posição para marcar, mas o central do Portimonense impediu a finalização do uruguaio.
Depois de várias tentativas, o Sporting chegou ao golo do empate com um cabeceamento de Paulinho, aos 65 minutos. Nuno Santos fez um cruzamento milimétrico para a cabeça de Paulinho que, à vontade e livre de marcação, atirou sem oposição para dentro da baliza de Samuel Portugal. O lance ainda foi alvo de VAR mas António Nobre validou mesmo o golo do empate.
Menos de dez minutos depois, os leões chegaram ao segundo golo e conseguiram dar a cambalhota no marcador. Pedro Gonçalves acertou em Willyan aquando do primeiro remate, a bola sobrou para Paulinho que só precisou de encostar para o bis e para a reviravolta.
Já aos 83 minutos, Paulinho chegou ao terceiro e levou os adeptos sportinguistas em Alvalade à loucura. Num primeiro momento, Samuel defendeu o remate de Pedro Gonçalves mas não conseguiu segurar a bola, que voltou a sobrar para Paulinho que fez o 3-1.
Praticamente no último minuto de compensação, o Portimonense ainda reduziu a desvantagem. Depois de um livre batido por Luquinha, Willyan amorteceu de cabeça para Lucas Possignolo, que recebeu no peito e atirou de forma acrobática para dentro da baliza de Adán.
Com esta vitória, os leões chegam à liderança isolada da prova, com 44 pontos, mais três do que o FC Porto, segundo e que recebe na quinta-feira o Benfica, terceiro, a sete do Sporting, enquanto o Portimonense é sexto, com 24.
Comentários