O V. Guimarães conseguiu o primeiro ponto na I Liga com Sérgio Conceição ao leme, ao empatar a uma bola na receção a Académica. Tomané marcou para os minhotos, Rafael Lopes para a Briosa. A Académica jogou a última meia hora com mais dois jogadores, após as expulsões de Moreno e Alex mas apenas conseguiram o empate. Ao quinto jogo, Sérgio Conceição consegue não perder.

Em campo duas equipas em situação complicada na tabela. Sérgio Conceição chegou a este jogo sem qualquer vitória pelo V. Guimarães, tendo somado quatro derrotas nos últimos quatro encontros. Já a Académica, no último lugar com três pontos na, vinha de duas vitórias, para a Taça de Portugal e outra para a Liga.

A Académica começou o jogo com uma grande oportunidade logo no primeiro minuto mas Rui Pedro, com tudo para marcar, rematou contra as pernas do guarda-redes Douglas.

Respondeu o Vitória de Guimarães aos nove minutos, num remate de Tozé que Pedro Trigueira defendeu para canto. O guarda-redes da Briosa só não travou o remate de Tomané que deu o golo aos minhotos. Bruno Alves fez um passe longo, o avançado fugiu aos centrais da Académica, recebeu e rematou para golo, para explosão de alegria no D. Afonso Henriques.

A Académica poderia ter empatado aos 45 minutos, antes do intervalo, mas Gonçalo Paciência falhou um golo quase certo.

Os estudantes voltaram do intervalo determinados em dar a volta ao resultado. E ficaram perto de empatar aos 46 minutos, num remate de Rui Pedro que foi devolvido pela barra, já com Douglas batido.

Aos 49 minutos Alex viu o segundo amarelo por falta sobre Hugo Seco e deixou os "conquistadores" com menos um. E aos 59 foi o capitão Moreno a ser expulso, depois de travar Gonçalo Paciência que ia isolado.

Com menos dois e em vantagem, os minhotos recuaram no terreno, com a Académica a trocar a bola mas sempre de forma lenta, sem conseguir tirar partido do facto de jogar com mais dois jogadores.

O golo do empate só surgiu aos 66 minutos por Rafael Lopes, ele que tinha entrado minutos antes. O avançado tirou partido de um mau posicionamento da defensiva contrária, com o lateral Dalbert a colocar todos os jogadores da Académica em jogo.

Apesar de ter mais dois jogadores e com muito tempo para jogar, a Académica não foi capaz de fazer sofrer o Vitória de Guimarães. O empate acaba por agradar melhor aos minhotos que aos estudantes, que podiam e devia ter feito mais, a jogar mais de meia hora com mais dois jogadores.

Conceição consegue assim o primeiro ponto e ao quinto jogo consegue não perder. A Académica continua com quatro pontos no 17º lugar, o Vitória de Guimarães faz seis e está no 14º posto.