O Atlético falhou hoje a aproximação à liderança da II Liga de futebol, ao ceder um empate 0-0 frente a um Penafiel que, reduzido a 10 unidades durante uma hora, desperdiçou um penálti um minuto do fim.
A partida disputada no Estádio da Tapadinha, em Lisboa, a contar para a oitava jornada, só revelou alguma emoção nos minutos finais, quando o Atlético conseguiu levar duas vezes a bola aos ferros da baliza de Coelho e Rafael, do Penafiel, desperdiçou uma grande penalidade no penúltimo minuto do tempo regulamentar.
A equipa da Alcântara foi mais ofensiva durante os 90 minutos, sobretudo após o minuto 32, quando o árbitro Manuel Oliveira, do Porto, mostrou o segundo amarelo a Ferreira, o “capitão” da equipa penafidelense, para sancionar uma falta ofensiva cometida na área do Atlético.
A partir da expulsão de Ferreira, que passou a braçadeira a Pedro Santos, o Penafiel baixou as linhas, fechou o bloco defensivo e criou muitas dificuldades à progressão da equipa de Alcântara, que apesar de jogar com mais uma unidade só na segunda metade conseguiu aproveitar essa vantagem.
Depois de uma primeira parte jogada debaixo de chuva, por vezes intensa, que alagou partes do relvado e prejudicou a qualidade do futebol, o segundo tempo evidenciou um futebol mais aberto, com mais jogadas de perigo, não só na área da equipa visitante, mas também no último reduto do Atlético.
A emoção só chegou à partida no último quarto de hora, depois de o Atlético ter esgotado as substituições e tentado dar tudo para aproveitar a superioridades numérica. Aos 74 minutos, um remate forte de Tiago Cerveira à entrada da área levou a bola a embater com estrondo no poste direito da baliza à guarda de Coelho.
O Atlético atacava mas não conseguia o golo e, ao cair do pano, um calafrio assolou as poucas centenas de adeptos do clube da Tapadinha, quando o árbitro marcou uma grande penalidade contra o Atlético, que Rafael, o melhor marcador do Penafiel, acabou por desperdiçar, com um remate muito por cima da barra da baliza de Jonas.
No último dos dois minutos de compensação, a bola voltaria a embater no ferro da baliza do Penafiel, após um forte remate de Varela à entrada da área adversária. Mas, apesar da emoção dos últimos minutos, o marcador acabou por não funcionar.
O Atlético, que poderia aproximar-se do topo da tabela com uma vitória, sobe à 10.ª posição, com 12 pontos, enquanto o Penafiel está provisoriamente no segundo lugar, com 14.
Comentários