Catarina Campos fez história no dia 15 de fevereiro ao tornar-se na primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol profissional em Portugal. A árbitra internacibnoal falou agora em exclusivo para a Liga TV, revelando as sensações vividas no FC Paços de Ferreira – CD Feirense, a contar para a 22.ª jornada da Segunda Liga.

"Foi um momento especial. São momentos pelos quais trabalhamos e que já era um objetivo há algum tempo. Felizmente chegou esse dia. O ambiente estava fantástico, com um estádio bastante composto", disse a árbitra, para quem este jogo foi o reconhecimento para a classe feminina.

"Mais do que um reconhecimento individual pelo meu trabalho nos últimos anos e a dedicação à arbitragem, foi o reconhecimento de uma classe feminina que está preparada para novos desafios e para mostrar ao mundo do futebol que temos toda a competência e que trabalhamos diariamente, arduamente, para também podermos pisar estes palcos do futebol profissional masculino", justificou a juíza natural de Viseu e inscrita na Associação de Futebol de Lisboa.

No jogo em questão, ganho pelo Feirense ao Paços de Ferreira, Catarina Campos teve Andreia Sousa e Vanessa Gomes como assistentes e Cristina Amaral como quarta árbitra.

Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e estreou-se como árbitra principal nas provas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas já tem experiência no futebol masculino.

Do seu currículo constam vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da FPF, bem como algumas partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.

Na história já estava Andreia Sousa, de 38 anos, que se tornou a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga em 13 de agosto de 2023, quando o Rio Ave triunfou na receção ao Desportivo de Chaves (2-0), da jornada inaugural da edição 2023/24.

Por ter finalizado a última época entre os quatro primeiros classificados na categoria de Árbitro Assistente C2 (AAC2), Andreia Sousa foi promovida ao quadro principal para 2024/25.