O FC Porto venceu hoje o Beira-Mar, por 1-0, numa partida da 22.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, tendo o golo sido obtido por Kayembe já segunda parte.

Os portistas, que voltaram a apresentar um “onze” inicial com muitas alterações, justificaram amplamente a vitória  sobretudo pelo que fizeram na primeira parte, período em que criaram várias ocasiões de golo e exerceram forte domínio sobre o conjunto aveirense.

Porém, curiosamente, o Beira-Mar até teve um início promissor mas ficou-se por aí e, aos poucos, o FC Porto tomou conta do jogo e só não marcou por culpa própria

Aos poucos também, as diferenças entre as duas equipas, na classificação e nos pontos e (3.º lugar e 37 pontos para a equipa B portista e 14.º lugar e 28 pontos para os aveirenses) ficaram patentes.

Kléber, que continua a destacar-se pela fraca pontaria, Ricardo e Mikel, por exemplo, podiam muito bem ter marcado e garantido mais cedo os três pontos para a sua equipa.

Com exceção desse curto período inicial e a parte final do jogo, o Beira-Mar revelou-se uma equipa macia e com escassas soluções ofensivas.

Na segunda parte, o FC Porto continuou dominador e acabou por chegar ao golo e à vitória  num lance com fortes responsabilidades para a defesa aveirense.

Kayembe ganhou uma falta e, na sequência, ele próprio fez o golo, limitando-se a desviar para a baliza uma bola que atravessou toda a área do Beira-Mar sem antes ninguém lhe tocar.

A partir daí, o FC Porto tirou o pé do acelerador e o Beira-Mar passou a respirar melhor e aproveitou e então para tentar a sua sorte no ataque, mas sem nunca ameaçar verdadeiramente Fabiano.

O encontro terminou com os visitantes a reclamarem um golo, após um cabeceamento perigoso de Aleksei que o guarda-redes portista deteve.

Aleksei considerou que a bola entrou na baliza portista e até festejou, mas o árbitro terá considerado que o guardião portista sofreu uma falta e não concedeu golo, que o Beira-Mar pouco fez por merecer, tal sua pobre produção atacante.

O FC Porto conseguiu assim a sua sexta vitória  caseira, somando agora 40 pontos e mantendo-se nos lugares cimeiros da II Liga.