Entrou hoje em vigor a medida que permite aos árbitros de campo explicar para o público nos estádios as decisões tomadas com intervenção do videoárbitro (VAR). Aconteceu no Lank Vilaverdense-Santa Clara, da 20.ª jornada da Segunda Liga.
A partida, disputada no Estádio Cidade de Coimbra, casa emprestada da formação minhota, terminou com um empate a uma bola.
Corria o minuto 58, quando o árbitro da Associação de Futebol de Bragança recorreu ao videoárbitro para analisar um lance na área do Santa Clara, em que inicialmente assinalou falta do jogador do Länk Vilaverdense e lhe mostrou cartão amarelo por simulação.
Após análise ao lance, João Pedro Afonso comunicou, pelo sistema de áudio do Estádio Cidade de Coimbra, que revertia a decisão, assinalando grande penalidade a favor da equipa minhota e retirando o cartão amarelo mostrado a Gonçalo Teixeira.
"Após revisão VAR: O defesa número 6 pontapeia o avançado número 7 no calcanhar. Decisão final: retirar o cartão amarelo ao número 7 e assinalar penálti", explicou o árbitro João Pedro Afonso, após revisão das imagens do lance.
A reversão do lance permitiu à equipa do distrito de Braga, que joga em Coimbra como casa emprestada, empatar a partida através de André Soares.
A formação açoriana inaugurou o marcador por Vinicius, aos 14 minutos, num lance de bola corrida.
A partida que opôs o líder do campeonato e o penúltimo classificado acabou por ter um final bastante empolgante, com a equipa do Santa Clara a não conseguir aproveitar uma grande penalidade aos 90+3 minutos.
Na marcação, Safira permitiu a defesa do guarda-redes Rogério Santos.
A medida está prevista ser aplicada em quatro jogos da Liga feminina e seis da II Liga. O Conselho de arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) especifica nos jogos Sporting-Valadares Gaia, no sábado, Sporting de Braga-Racing Power e Damaiense-Clube de Albergaria, no domingo, bem como o Benfica-Torreense, na próxima quarta-feira, a contar para a Liga feminina, os árbitros irão explicar as decisões tomadas após intervenção do videoárbitro (VAR).
Da II Liga, foram escolhidos os jogos Länk Vilaverdense-Santa Clara e Mafra-Belenenses, desta sexta-feira, União de Leiria-FC Porto B e Penafiel-Oliveirense, no sábado, Leixões-Nacional, no domingo, e Tondela-Paços de Ferreira, na segunda-feira.
“O Conselho de Arbitragem, após autorização por parte do IFAB e da FIFA, decidiu utilizar o sistema de comunicação para público da decisão final do árbitro em jogadas de possível revisão da decisão ou decisões factuais, como por exemplo foras de jogo ou infrações cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou não um pontapé de penálti”, voltou a lembrar o órgão da arbitragem da FPF.
Este sistema, com a explicação a ser dada em tempo real, já existe em outras modalidades, como o râguebi, e já foi testado pela FIFA em competições como o Mundial feminino de 2023.
A autorização da FIFA e do IFAB permite que Portugal seja um dos pioneiros a avançar para uma fase de testes a este sistema.
Comentários