O Estádio José Gomes, na Reboleira, palco de tantas grandes tardes e noites no passado no futebol português, vai voltar este sábado aos grandes jogos, com o 'renascido' Estrela da Amadora a receber o Moreirense em duelo dos dois da frente da II Liga.
No topo da tabela, com 67 pontos, o Moreirense pode selar a subida ao escalão principal do futebol português e, ao mesmo tempo, sagrar-se campeão da II Liga 2022/23. A tarefa dos atuais líderes da II Liga, porém, não se adivinha nada fácil, no terreno de um Estrela (2.º classificado, com 59 pontos) que ainda só perdeu uma vez na presente edição da prova...em outubro.
Vitória coroa Moreirense
O Moreirense entrou com tudo na presente edição da II Liga, com seis vitórias nas seis primeiras jornadas, assumindo desde muito cedo uma liderança que mantém até agora. Na primeira volta, em Moreira de Cónegos, no último dia de 2022, Moreirense e Estrela da Amadora empataram sem golos.
A equipa orientada por Paulo Alves terminou a primeira volta com 12 vitórias, quatro empates e uma derrota. Levava então seis pontos de avanço sobre o mais direto perseguidor, na altura o Farense, e dez sobre o Estrela da Amadora. E chegou, a meio desta segunda volta, a levar 13 pontos de vantagem no topo da tabela.
Porém, uma ligeira quebra nos tempos mais recentes, com apenas duas vitórias (duas derrotas e um empate) nos últimos cinco jogos, permitiu a aproximação do Estrela da Amadora. Ainda assim, a vantagem no topo é confortável e um triunfo na Reboleira vale não apenas o garantir matemático da subida à I Liga (após apenas uma época de ausência), como também a conquista do título da II Liga (pela terceira vez na sua história, depois de 2001/02 e 2015/16).
Estrela em recuperação
O Estrela da Amadora, por seu lado, não arrancou bem a temporada. A turma de Sérgio Vieira começou a época com dois empates nas duas primeiras jornadas e ao fim de sete jornadas levava cinco empates e duas vitórias, antes de perder, à 8.ª jornada, na visita ao Torreense.
Apenas duas vitórias nas oito primeiras jornadas podiam ser sinal de pânico, com o Estrela no 8.º lugar da tabela por essa altura. Só que, a partir daí, o Estrela da Amadora - que segue invicto na Reboleira na II Liga em 2022/23 e em casa, esta época, só perdeu com o Benfica para a Taça da Liga - não perdeu mais nenhum jogo no campeonato (e perdeu apenas mais dois no conjunto de todas as competições, sendo entre as equipas profissionais do nosso país a que menos derrotas sofreu em jogos oficiais esta época).
A recuperação foi, pois, progressiva. Até ao final do ano, na II Liga, o Estrela (que está invicto na prova desde o início de outubro), só ganhou mais três jogo e empatou outros três. Mas, desde o virar do ano, somou 10 vitórias e seis empates em 16 jogos, foi galgando posições e ocupa agora o segundo lugar, a oito pontos do Moreirense, tendo obtido três vitórias nas últimas três jornadas.
O Estrela detém a melhor defesa do campeonato, com apenas 26 golos sofridos, mas pela frente terá o melhor ataque da competição, o do Moreirense, já com 61 golos marcados.
Farense à espreita
Quem poderá tirar proveito do desfecho deste embate entre os dois da frente é o Farense. O conjunto algarvio ocupa, atualmente, o terceiro lugar, posição que vale um lugar no play-off de promoção contra o 16.º classificado da I Liga, mas está bem dentro da luta pela subida direta.
Neste momento, o Farense - que domingo recebe o FC Porto B - soma menos dois pontos do que o Estrela e, em caso de derrota da formação da Amadora no sábado, poderá saltar para o segundo lugar se vencer os azuis e brancos. Porém, em caso de derrota, o Farense permite desde logo ao Moreirense garantir a subida, independentemente do que faça na Reboleira.
A equipa agora treinada por José Mota (desde Fevereiro) vem de quatro vitórias seguidas e só perdeu um jogo nas últimas oito jornadas. O Farense não está no escalão principal desde 2020/21, mas antes disso a sua última presença 'entre os grandes' datava de 2001/02.
Académico de Viseu em quebra deixa três da frente mais tranquilos
Quem até há bem pouco tempo também estava na luta pela subida - e matematicamente ainda pode lá chegar - era o Académico de Viseu. Porém, a saída de Jorge Costa do comando técnico do conjunto da Beira Alta e duas derrotas e um empate nas últimas três jornadas deixaram os viseenses bem mais longe dos lugares cimeiros.
Com 12 pontos ainda em disputa, o Ac.Viseu, que domingo recebe o Penafiel, está agora a oito pontos do Farense e a dez do Estrela da Amadora, que desta forma têm praticamente assegurado um lugar no pódio e à partida discutirão entre si que sobe diretamente e quem vai ao play-off.
Assim estão as contas, a quatro jornadas do fim
1.º Moreirense, 67 pontos
2.º Estrela da Amadora, 59 pontos
3.º Farense, 57 pontos
4.º Académico de Viseu, 49 pontos
Comentários