Este artigo tem mais de 11 anos
A equipa de Matosinhos subiu ao 4º lugar da II Liga.
O Leixões venceu hoje em casa o Benfica B por 1-0, no encontro inaugural da 29ª jornada da II Liga Portuguesa de futebol, e subiu ao 4º lugar da prova, ainda que a título provisório.
O golo que valeu os três pontos à equipa leixonense surgiu aos 57 minutos, tendo sido apontado por Luís Silva, na sequência de uma jogada de insistência de Gonçalo Graça pelo lado esquerdo da defesa encarnada.
Foi um golo em que ficou demonstrada, uma vez mais, a fragilidade defensiva do Benfica, que os números, aliás, comprovam: o conjunto treinado por Norton de Matos já sofreu 39 golos nesta prova.
A verdade é que o Leixões fez bem mais pela vitória. Entrou muito forte, autoritário e ao ataque, acabando por ser compensado, embora mais tarde, com um triunfo que reforça a sua candidatura à subida de divisão.
Fábio Santos podia ter marcado logo aos 10 minutos, após um alívio deficiente de Sidnei, mas, isolado frente a Bruno Varela, falhou o remate. Aos 20 minutos, foi a vez de Nuno Silva ameaçar a baliza benfiquista
O Benfica sentiu muitas dificuldades para travar o caudal ofensivo leixonense, mas a meio do primeiro tempo reequilibrou as operações e Miguel Rosa apareceu no jogo, com algumas boas iniciativas, mas sem a pontaria afinada.
A segunda parte ficou marcada pelo já referido golo de Luís Silva, que sentenciou o encontro e custou ao Benfica a quinta derrota fora de casa. A equipa da Luz não vence fora desde 10 de novembro passado, quando bateu a Oliveirense por 2-1, na 13ª jornada.
Mas o Benfica da segunda parte, apesar de tudo, foi melhor que o da primeira, em especial após a entrada de João Cancelo, que se mostrou muito mais competente do que Luciano Teixeira.
O Leixões sentiu o perigo, tendo sido obrigado a recuar para junto da sua baliza. Rui Sacramento, contudo, não teve grande trabalho.
O Leixões passou então a jogar mais em contra-ataque e Calé teve o 2-0 sua mercê. A ocasião, porém, perdeu-se.
O Benfica cresceu à medida que o jogo caminhou para o fim, rematou e ganhou o seu primeiro canto aos 74 minutos. No entanto, o Leixões soube defender-se e conseguiu segurar precioso resultado, apesar de uma outra situação de alguma aflição na sua grande área.
Comentários